ISLA Santarém 15887
Programação de Computadores I
-
ApresentaçãoPresentation
-
ProgramaProgramme1. Conceitos básicos 1.1 Problemas, algoritmos e programas 1.2 Programação estruturada 2. Algoritmia e modelação de problemas 2.1 A noção formal de algoritmo 2.2 Componentes de um algoritmo 2.3 Caraterísticas de um algoritmo 2.4 Linguagens de representação algorítmica 2.4.1 Linguagem natural 2.4.2 Pseudocódigo 2.4.3 Fluxogramas 2.5 Métodos de conceção algorítmica 2.5.1 Método iterativo 2.5.2 Método recursivo 3. Tipos e estruturas de dados 3.1 Estruturas de dados 3.2 Tipos de dados 3.3 Estruturas de dados complexas 4 Algoritmos de pesquisa 5 Algoritmos de ordenação 6. Algoritmos de resolução de problemas 7 Técnicas de avaliação de algoritmos e introdução à problemática da complexidade 8. Algoritmia e programação: utilização da linguagem Pascal para resolução de algoritmos
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos de problema, algoritmo e programa - Apresentar as noções fundamentais da algoritmia; - Caraterizar as linguagens de representação algorítmica; - Caraterizar os métodos de conceção algorítmica: iterativos e recursivos; - Familiarizar os estudantes com os tipos e estruturas de dados utilizados na programação; - Desenvolver algoritmos para resolução de problemas; - Utilizar técnicas de avaliação de algoritmos. - No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Conhecer os conceitos associados à algoritmia e estruturas de dados; - Utilizar linguagens algorítmicas para construir e representar soluções algorítmicas para problemas; - Analisar, comparar, planear e aplicar estratégias de resolução de problemas.
-
BibliografiaBibliographyGuerreiro, Pedro (2002) Pascal – Técnicas de Programação. FCA, Editora de Informática. Garrot, J. & Lopes, I (2009). Algoritmos e Estruturas de Dados. Edições Universitárias Lusófonas. Feofiloff, Paulo (2008). Algoritmos em C. Editora Campus. Guerreiro, Pedro (2006). Elementos de Programação com C. Coleção Informática, Europa América
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos expositivo, interrogativo e ativo de modo a gerar discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de aula. As sessões decorrem em laboratórios de informática dotados de todos os recursos necessários para a frequência das aulas, por parte dos estudantes. As aprendizagens terão um grande foco nas metodologias ativas, sendo a aprendizagem baseada em projetos aquela que será maioritariamente aplicada, sendo que, aula invertida pode ser utilizada nos trabalhos de grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho Prático Individual (4x)
dd-mm-yyyy
30%
Portfolio
dd-mm-yyyy
10%
Frequência
dd-mm-yyyy
40%
Trabalho de Grupo
dd-mm-yyyy
20%
Em época normal, a avaliação curricular é composta pela realização de quatro trabalhos individuais, com o peso de 7.5% cada, perfazendo um total de 30%; Junta-se um trabalho de Grupo com o peso de 20%; complementa-se a avaliação com uma prova escrita sobre os conhecimentos adquiridos, com um peso de 40%; ficando os restantes 10% para o portfolio de trabalhos realizados nas sessões, sendo feita uma regra de três simples sobre o total de exercícios pedidos e o total de exercícios entregues.
Na época normal, trabalhos individuais, frequência e trabalhos de grupo são obrigatórios, a não realização de exercícios de qualquer um dos tipos reprovada automaticamente o aluno (frequência obrigatória, trabalho de grupo obrigatório e trabalho individual pelo menos um). Todos os exercícios de avaliação são realizados em sala de aula, em caso de não comparência em aulas de avaliação os alunos terão zero valores nessa avaliação. Os trabalhos são de defesa obrigatória. Nas épocas final de recurso e especial, a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%), integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.


