ISLA Santarém 15752
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva
-
ApresentaçãoPresentation.
-
ProgramaProgramme1. A intermediação turística na cadeia de valor do turismo Conceito e papel Evolução e tendências: a desintermediação turística Agentes da intermediação turística Distribuição turística 2. As Agências de Viagens e Turismo Origem e evolução Conceito e funções Tipos: -Operadores turísticos; Agências de viagem emissoras (outgoing); Agências de viagem recetoras (incoming); Online Travel Agency (OTA) Atividades das Agências de Viagens e Turismo: próprias e acessórias 3. As viagens organizadas (pacotes turísticos) como modalidade de itinerários turísticos Conceito e componentes da viagem organizada A construção de viagens organizadas Procedimentos e requisitos legais na organização de uma viagem organizada Tendências no setor das viagens organizadas 4. A tecnologia aplicada às operações turísticas e sistemas de reserva Plataformas de Reservas Online: conceito e tipologias Sistemas de Distribuição Global (GDS) -Regras, procedimentos, fornecedores e reservas Outras tipo de ferramentas
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Analisar o conceito e o papel da intermediação turística; O2. Investigar a origem e evolução das agências de viagens e turismo (AVT); O3. Definir o conceito e os componentes das viagens organizadas e descrever o processo de construção dessas viagens, analisando as tendências emergentes neste setor; O4. Compreender como a tecnologia é aplicada às operações turísticas e sistemas de reserva, analisando o funcionamento dos sistemas de distribuição global (GDS). Aptidões e competências: C1. Analisar criticamente conceitos, tendências, processos e requisitos legais, promovendo uma compreensão aprofundada das dinâmicas do setor da organização de viagens; C2. Avaliar as ferramentas tecnológicas utilizadas nas operações turísticas e sistemas de reservas, considerando eficiência, segurança e adaptação às mudanças na procura e expetativas do mercado turístico; C3. Utilizar de forma proficiente um software específico para a gestão de AVT.
-
BibliografiaBibliography- Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel. Holloway, J., (2012). The Business of Tourism, Pearson Education Limited, Harlow, England. Rodrigues, J. et al. (2013). The geography of transport systems. Oxon: Routledge. Travelport, (2019). Manual do Docente Galileo Reservas, Tarifas e Emissões. Travelport. Reis, P., & Lavaredas, A. (2024). Gestão de Itinerários Turísticos. (cap.1 pp 3-43) Lidel.
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Possibilidade de visita a Agências de Viagem e Turismo para observar in-loco a dinâmica do setor; Pesquisa de campo; Análise critica de estudos de caso relacionados com as operações turísticas e sistemas de reserva, com recursos aos debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Simulação em software específico de distribuição e venda de serviços; Seminário; Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações reais relacionadas com a organização de viagens, aplicando os conceitos e competências práticas. Promoção da Aprendizagem colaborativa e interdisciplinar entre as UC: Itinerários Turísticos e OTSR. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (contínua):
A avaliação da unidade curricular, em regime de avaliação contínua, é composta por:
- Frequência escrita: 40% da nota final;
- Trabalho teórico-prático com apresentação: 40% da nota final;
- Atividades práticas em sala de aula relacionadas com a utilização do GDS Galileo: 20% da nota final.
Todos os estudantes que, neste regime de avaliação, obtenham média inferior a 9,50 valores serão automaticamente avaliados em avaliação final.
Os trabalhadores estudantes devem contactar a docente para esclarecimento de dúvidas relativas aos trabalhos de caractér obrigatório.
Avaliação final:
A avaliação final será realizada através de exame teórico-prático (100%), integrando tanto a componente teórica como a componente prática da unidade curricular.
Épocas de recurso e especial:
Nos casos de recurso ou época especial, a avaliação será igualmente concretizada através de exame teórico-prático (100%), abrangendo as componentes teórica e prática da unidade curricular.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência
18-11-2025
40%
Trabalho teórico-prático
16-12-2025
40%
Tarefas de aula
a decorrer durante as aulas
20%


