Skip to main content

ISLA Santarém 15752

Operações Turísticas e Sistemas de Reserva

Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. A intermediação turística na cadeia de valor do turismo 1.1. Conceito e papel da intermediação turística 1.2. Evolução e tendências: a desintermediação turística 1.3. Agentes da intermediação turística 1.4. Distribuição turística: tipologias 2. As Agências de Viagens e Turismo 2.1. Origem e evolução 2.2. Conceito e funções das Agências de Viagens e Turismo 2.3. Tipos de Agências de Viagens e Turismo 2.4. Atividades das Agências de Viagens e Turismo: próprias e acessórias 3. As viagens organizadas (pacotes turísticos) como modalidade de itinerários turísticos  3.1. Conceito e componentes da viagem organizada 3.2. A construção de viagens organizadas 3.3. Procedimentos e requisitos legais na organização de uma viagem organizada  3.4. Tendências no setor das viagens organizadas 4. A tecnologia aplicada às operações turísticas e sistemas de reserva 4.1. Plataformas de Reservas Online: conceito e tipologias 4.2. Sistemas de Distribuição Global (GDS) 4.3. Outras tipo de ferramentas
  • ObjectivosObjectives
    O1. Analisar o conceito e o papel da intermediação turística, compreendendo a evolução histórica, as tendências contemporâneas (como a desintermediação), identificando os diversos agentes que compõem a cadeia de valor do turismo; O2. Investigar a origem e evolução das agências de viagens e turismo (AVT), compreender o conceito, as funções e os diferentes tipos de AVT e analisar as atividades próprias e acessórias que contribuem para o serviço global; O3. Definir o conceito e os componentes das viagens organizadas e descrever o processo de construção dessas viagens, analisando as tendências emergentes neste setor; O4. Compreender como a tecnologia é aplicada às operações turísticas e sistemas de reserva, analisando o funcionamento dos sistemas de distribuição global (GDS).
  • BibliografiaBibliography
    - Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel. - Gosson, G.; Araújo, M., Oliveira, P., Araújo, A. & Alexandre, M., (2014). Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidor. Tourism Management Studies, 10, (2) pp 123-132. - Marzo-Navarro, Mercedes,et al. (2019). "Strengths of Online Travel Agencies From the Perspective of the Digital Tourist." in Predicting Trends and Building Strategies for Consumer Engagement in Retail Environments, edited by Giuseppe, Granata, et al., IGI Global, pp. 187-210. - Reis, P. & Lavareda, A. (2024). Gestão de Itinerários Turísticos. Lisboa: Lidel. - Travelport, (2019). Manual do Docente Galileo Reservas, Tarifas e Emissões. Travelport.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Visita a Agências de Viagem e Turismo para observar e compreender in-loco a dinâmica do setor; Pesquisa de campo; Análise critica de estudos de caso relacionados com as operações turísticas e sistemas de reserva, com recursos aos debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Simulação em software específico de distribuição e venda de serviços; Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a organziação de viagens, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Promoção da Aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não