ISLA Santarém 21576
Negócios na Web
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Negócios na Web irá explorar as transições comerciais realizadas por via da Internet. Deste modo, procura-se capacitar os alunos à idealização e implementação de lojas online, bem como estratégias de Marketing para impulsionar a divulgação e vendas.
-
ProgramaProgramme1. Comércio Eletrónico 1.1 Modelos de negócio 1.2 Plataformas para comércio eletrónico 1.3 Segurança, privacidade e ética 2. Marketing e publicidade na web: estratégias e tecnologias. 2.1 Marketing por email 2.2 Marketing social, marketing viral, publicidade online 2.3 Web Performance e Web Analytics 3. Criação de conteúdos 3.1 Hierarquia e organização da informação 3.2 Estilos de conteúdo para diferentes canais
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Identificar e descrever os diferentes modelos de negócio na Internet, selecionando o mais adequado face a situações concretas. - Criar um ponto de negócio na Internet com base nas plataformas existentes. - Descrever e aplicar os principais conceitos e vertentes associadas ao marketing online. - Aplicar técnicas de optimização de sítios Web e utilizar ferramentas de análise de eficácia de sítios Web.
-
BibliografiaBibliographyAdolhpo, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital: O Guia Estratégico de Marketing Digital. Lisboa: Texto Editora. Chleba, Márcio (2010). Marketing Digital: Novas Tecnologias e Novos Modelos de Negócio. Rio de Janeiro: Livreiro Virtual. Gabriel, Martha (2012). Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec. Laudon, K.C. & Traver, C. (2014). (10th ed.). E-Commerce 2014. Pearson
-
MetodologiaMethodologyNo decorrer das aulas serão utilizadas metodologias ativas para dinamização das mesmas com objetivo de consolidar conhecimentos adquiridos. Algumas das metodologias são: gamificação; PBL (Project Based Learning); sala invertida; e, estudos de caso.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Os alunos serão avaliados à Unidade Curricular através de 3 elementos de avaliação:
- Projeto/trabalho
- Frequência
- Participação e casos práticos em aula (10%)
Para aprovação à UC é necessário que o aluno realize obrigatóriamente a frequência e o trabalho de avaliação. A participação e casos práticos em sala de aula é uma avaliação que ocorre de forma contínua.
Descrição
Data limite
Ponderação
Momento de avaliação teórica (frequência)
-
40%
Projeto/trabalho
-
50%
No projeto/trabalho será disponibilizado aos alunos, via Moodle, um enunciado com os critérios de avaliação. Ainda assim, consideram-se alguns dos seguintes paramêtros:
-
Clareza, organização e redação do trabalho escrito
-
Adaptação das Normas APA e o template do ISLA Santarém – Instituto Politécnico
-
Criatividade e sensibilidade estética
-
Raciocino lógico e estratégico
-
Apresentação e defesa oral


