ISLA Santarém 21566
Marketing e Vendas
Gestão de PME (ISLA-Santarém)
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ApresentaçãoPresentation.A análise socioeconómica do distrito revela potencial para esta oferta formativa, com a NERSANT destacando a gestão e administração como áreas prioritárias. O TeSP em Gestão de PME proporciona especialização imediata e facilita o prosseguimento de estudos, garantindo equivalências em licenciaturas como Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Processos e Operações Empresariais ou Gestão Comercial.
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ProgramaProgramme1. Enquadramento do marketing - Conceitos fundamentais, evolução, tecnologias e organização da função. 2. A descrição do mercado global e meio envolvente de marketing - Meio envolvente do marketing. Mercado. O estudo da concorrência. Mercados consumidor e empresarial. 3. O sistema de informação de marketing - Estudo de mercado: noções, metodologia, instrumentos de recolha de informação e tipos. 4. A segmentação de mercados e o posicionamento da oferta - Processo geral de segmentação. Critérios de segmentação B2C e B2B. Diferenciação e posicionamento. 5. O marketing-mix - Produto. Preço. Distribuição. Mix de comunicação. 6. Os canais de distribuição e venda. 7. Planeamento de Canais de Distribuição. Segmentação, Posicionamento, targeting e Design de Canais.
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: 01.Identificar e explicar o papel do marketing na gestão e no desenvolvimento do mercado. 02.Identificar, auscultar e analisar as principais forças do meio envolvente e agentes presentes no mercado. 03.Identificar fontes e instrumentos de informação essenciais à análise de mercado. 04.Distinguir o mercado consumidor e o mercado empresarial. 05.Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta. 06.Identificar e desenvolver variáveis do marketing-mix como as políticas de produto, de preço, de distribuição e de comunicação
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BibliografiaBibliographyAnne T. Coughlan, Erin Anderson, Louis W. Stern, and Adel I. El-Ansary, Marketing Channels, 7th edition (Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, Inc., 2006) Ferreira, Bruno et. al (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo. Kotler, P., & Keller, K. (2011). Marketing Management (14th Ed). NY: Prentice Hall Upper Saddle River Lindon, Dennis (2011). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Zeithaml, V. , & Bitner, M. (2003). Marketing de Serviços: a Empresa com Foco no Cliente (2ª Ed). Porto Alegre: Bookman
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MetodologiaMethodologyMetodologias ativas - Aprendizagem baseada em Projetos
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


