ISLA Santarém 15753
Marketing Digital e Inovação Turística
Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentation#
-
ProgramaProgramme1. Introdução ao Marketing em plataformas digitais - Distinção entre marketing tradicional e marketing em espaço digital - Do desenho do produto ao serviço pós-venda - A abordagem dos 8 P´s. 2 E-commerce e E-Business. 3. O marketing de busca e as ferramentas disponibilizadas pelo motor Google 4. Desenvolvimento duma estratégia para a Web 4.1 A cadeia de distribuição associada a hotelaria 4.2 A promoção, o preço, a distribuição e o produto disponibilizados pelas plataformas digitais 4.3 Programas de afiliados e os ciber-intermediação na hotelaria 5. Ferramentas ao dispor do Web marketing 5.1. Para estar presente (Sites, blogs, afiliados, redes sociais) 5.2. Para gerir e melhorar a presença: (SEM, SEO). 5.3. Para gerir a reputação 5.4. Para melhorar serviço (Georeferenciação, Portais, Intranets e extranets) 5.5. Para comunicar melhor - Avatar marketing - Rich media ads - RSS marketing - Mobile marketing - Online game marketing - Online Coupons - Pod casting - Métricas MKTD para o turismo 6- Inovação em turismo
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos e práticas fundamentais do marketing com recursos a plataformas digitais. - Desenvolver um plano de marketing associado a uma empresa turística, compreendendo todas as variáveis e ferramentas disponíveis e que deve conhecer e utilizar para otimizar a presença no espaço digital em favor do desenvolvimento do negócio e do serviço ao cliente.
-
BibliografiaBibliographyAnderson, Chris. A Cauda Longa (2006). Do marketing de massa para o marketing de nichos, Campus. Ascenção, Carlos (2010). Google Marketing. Edições Sílabo. Battelle, John (2005). A Busca: Como o Google e Seus Competidores Reinventaram os Negócios e Estão Transformando Nossas Vidas, Campus Monteiro, Ricardo Vaz (2010). Google Adwords - a Arte da Guerra: Guia para gestão de AdWords.
-
MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
26-01-2026
45%
Trabalho Prático
15-12-2025
40%
Atividades a realizar em Aula
15%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


