Skip to main content

ISLA Santarém 898

Linguagens de Programação II

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como âmbito a aquisição dos conhecimentos de programação orientada a objetos por parte do corpo discente. Estes conhecimentos são obtidos através do ensino das linguagens JAVA e C# onde se espera que adquiram os conhecimentos necessários à programação de forma autónoma.
  • ProgramaProgramme
    1. Metodologias Orientadas a Objetos: Conceitos básicos. Abstração, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo. Modularidade. Hierarquia. Classes e Objetos. Atributos e Métodos. 2. Linguagem Java: Aplicações com interface gráfica. Estruturas fundamentais de programação. Construção de classes: campos, propriedades, métodos. Construtores e Destrutores. Delegates, Interfaces e Eventos. Coleções de objetos. Aplicações com base de dados. Tratamento de erros. 3. Programação por objetos em Java e C#: Aplicações com interface gráfica: Construção de classes: campos, propriedades, métodos. Construtores e Destrutores. Delegates, Interfaces e Eventos. Coleções de objetos. Aplicações com base de dados. Tratamento de erros.
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Desenhar e implementar soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objetos. O2. Apresentar os conceitos avançados da programação orientada por objetos com base na linguagens com base nas linguagens Java e C#. Competências: C1. Distinguir e comparar paradigmas de programação procedimental e orientada a objetos. C2. Desenvolver aplicações em camadas. C3. Criar aplicações que acedam ficheiros e a bases de dados. C4. Desenhar e implementar soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objetos. C5. Aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos com base nas linguagens Java e C#.
  • BibliografiaBibliography
    Horstmann, Cay (2022). Core Java: Fundamentals, Volume 1 and 2. Oracle Press Java Nesteruk, D. (2021). Design Patterns in .NET Core 3: Reusable Approaches in C# and F# for Object-Oriented Software Design. Apress. Sharp, J. (2022). Microsoft Visual C#, Step by Step. Pearson Wyatt,Jonathan(2024).Object-Oriented Programming. Cambridge Scholars Publishing
  • MetodologiaMethodology
    Presencial 1. As aulas teóricas de exposição da matéria recorrendo ao método expositivo, interrogativo e interativo. 2. Prática laboratorial: Aplicação prática através de exercícios e trabalhos. 3. Metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: para construção e resolução de um projeto final em grupo. Autónomo: 4. Pesquisa orientada e estudo de casos propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre os exercícios resolvidos bem como sobre o trabalho de projeto em contexto da sala de aula, ou através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.

    A2. Trabalho prático (relatório e projeto).

    A3. Teste final prático.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,2*A1+0,4*A2+ 0,4* A3.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:

    mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A):

    O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.