Skip to main content

ISLA Santarém 498

Linguagens de Programação I

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular tem como âmbito a aquisição dos conhecimentos de programação por parte do corpo discente. Estes conhecimentos são obtidos através do ensino da linguagem Python onde se espera que adquiram os conhecimentos necessários à programação de forma autónoma
  • ProgramaProgramme
    1.Conceitos: Computação. Analise de problemas. Representação lógica de processo. Metodologia de aproximação descendente e modular. Metodologia de programação estruturada e estilo de programação. Algoritmos e a modelação de problemas. Linguagens e paradigmas de programação. Fases do desenvolvimento de uma aplicação. 2.Algoritmos. Linguagens de representação algorítmica. Estruturas de dados simples (vetores e matrizes). Dados simples. Dados complexos. Classificação Algorítmica. Identificadores, Variáveis, Constantes, Operações e Expressões. Atribuição, leitura e escrita de dados. Estruturas de Controlo e Repetição. Modularização. Prova e Teste. Ordenação e Pesquisa simples. Estruturas e ficheiros 3. Execução de algoritmos na aplicação Portugol webstudio. 4.Linguagem Python: Estrutura. Operadores. Funções. Bibliotecas. 5. Implementação de algoritmos em Python.
  • ObjectivosObjectives
    O1. Apresentar os conceitos fundamentais da programação. O2. Desenvolver capacidades de raciocínio lógico. O3. Utilizar algoritmos básicos de pesquisa e ordenação. O4. Utilizar estruturas de dados disponíveis nas linguagens de programação modernas. Conpetências: C1. Resolver problemas utilizando mecanismos correntes na programação funcional e procedimental. C2. Desenvolver, testar e corrigir programas de pequena/média dimensão numa linguagem de programação moderna (Python).
  • BibliografiaBibliography
    Punch and Enbody R. (2021). The Practice of Computing using Python, 3rd. Ed., Pearson. Carvalho, A. (2021). Práticas de Python - algoritmia e programação. FCA. Guttag, J. V. (2021). Introduction to computation and programming using Python. 3rd edition. MIT Press. Udayan Das et. al (2024).Introduction to Python Programming. Openstax
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Métodos expositivo, interrogativo e interativo: Apresentação/ exposição de conceitos recorrendo ao método expositivo, interrogativo e interativo. 2. Metodologias ativas: Aplicação prática através de exercícios e trabalhos em contexto de sala de aula. Autónoma: 3. Leitura da bibliografia recomendada. Resolução de exercícios práticos que não tenha resolvido durante as aulas práticas e outros propostos pelo docente. O docente dá feedback sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas propostos, presencialmente em contexto de sala de aula ou através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.

    A2. Trabalho prático (relatório e projeto).

    A3. Teste final prático.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,2*A1+0,4*A2+ 0,4* A3.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:

    mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.