ISLA Santarém 12561
Língua Inglesa
Logística (ISLA-Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Língua Inglesa pretende oferecer aos estudantes uma oportunidade para o desenvolvimento das competências em Língua Inglesa integradas nos níveis B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolvimento das competências oral e escrita em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção em Língua Inglesa, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação; de utilizar a Língua Inglesa como instrumento de trabalho, respeitando a cultura de cada um dos intervenientes e as situações diversas de interculturalidade e interdisciplinariedade; e de manipular autónoma da, autonomamente, a Língua Inglesa nas dimensões científica e tecnológica para conseguir comunicar acerca de estas áreas a terceiros.
-
ProgramaProgrammeC1. A importância da comunicação global. C2. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional. C3. A língua inglesa e as novas tecnologias. C4. A comunicação oral e a comunicação escrita em língua inglesa. 4.1. Aspetos formais (fonológicos, sintáticos e léxico-semântico) do sistema linguístico inglês. 4.2. Gramática: tempos verbais; If-clauses. 4.3. Interpretação e produção de texto. 4.4. Planificação e desenvolvimento de projetos individuais em língua inglesa apresentação escrita e oral desses projetos.
-
ObjectivosObjectivesO1. Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita. O2. Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem. O3. Proporcionar o aperfeiçoamento da língua inglesa, adequando-a ao contexto socioprofissional. O4. Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho e de comunicação. O5. Melhorar a interpretação de matéria científica e tecnológica. Aptidões e competências: C1. Desenvolver autonomia na comunicação, promovendo a expressão oral e escrita, bem como o domínio das regras gramaticais e vocabulário. C2. Ser capaz de aplicar conhecimentos linguísticos prévios a novos contextos, adaptando o que foi aprendido a situações de comunicação variadas. C3. Conhecer e praticar o vocabulário e os termos técnicos relacionados com a sua área de trabalho. C4. Aplicar ativamente a língua inglesa em tarefas e situações de trabalho, como meio de comunicação.
-
BibliografiaBibliographyBadger, I. & Menzies, P. (2005). Business Life. London. Marshall Cavendish Education. Brooks, Bessie (2013). A Guide To English Grammar: Conjugation Of Verbs Volume 1, 2 and 3, Xisbris Corporation. Denham, K. & Lobek, Anne (2013). Navigating English Grammar - A Guide To Analyzing Real Language, John Wiley and Sons Ltd. Evans, V., Dooley, J. & Wright, S. (2012).Career Paths: Information Technology, UK. Express Publishing. Swan, Michael & Walter C. (2007). How English Works: A Grammar Practice Book (With Answers), Oxford Univeresity Press
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos; discussão dos conteúdos programáticos; interpretação textual; resolução de exercícios gramaticais e lexicais recorrendo a ferramentas digitais (RED). 2. Aulas práticas: situações de conversação; simulação de situações reais; discussão de tópicos; brainstormings; pesquisa de informação e apresentação / discussão da mesma, recorrendo a ferramentas digitais (IA); resolução de exercícios quer em ambiente de intranet, quer utilizando suporte papel. Autónoma: 3. Dinâmica de aula invertida com pesquisa de informação para aplicação em contexto de sala de aula. 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional e resolução de exercícios sobre as diferentes temáticas e conteúdos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
50%
Portfolio
Ao longo do semestre
15%
Apresentação oral
35%


