Skip to main content

ISLA Santarém 5844

Itinerários Turísticos

Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. Os itinerários turísticos 1.1. Conceitos e componentes 1.2. Modalidades de itinerários turísticos 1.3. Classificação dos itinerários turísticos 1.4. Contributo dos itinerários turísticos para a valorização dos territórios   2. Os recursos afetos à conceção de itinerários turísticos 2.1. Recursos, serviços e equipamentos turísticos 2.2. Recursos financeiros 2.3. Recursos técnico-materiais 2.4. Recursos humanos                 3. Metodologia de elaboração de itinerários turísticos 3.1. Fase da preparação 3.2. Fase da construção 3.3. Fase da comercialização 3.4. Fase da implementação 3.5. Fase da avaliação   4. O guia de turismo 4.1. Conceito e contextualização da profissão 4.2. Perfil profissional 4.3. O papel do guia de turismo na valorização de itinerários turísticos   5. O Turismo de passeio pedestre 5.1. Pedestrianismo turístico 5.2. Percursos pedestres como infraestura de apoio à dinamização de itinerários turísticos pedestres 6. A tecnologia aplicada à gestão de itinerários turísticos
  • ObjectivosObjectives
    O1. Compreender o conceito de itinerário turístico, identificando os elementos essenciais que o compõem; O2. Identificar os recursos necessários para a conceção de itinerários turísticos de qualidade; O3. Dominar a metodologia de elaboração de itinerários turísticos, desde a preparação até a avaliação; O4. Definir o conceito de guia de turismo e contextualizar a profissão dentro do setor turístico; O5. Compreender o conceito de pedestrianismo turístico e sua importância no contexto do turismo de passeio pedestre. O6. Analisar como a tecnologia pode ser estrategicamente aplicada na gestão de itinerários turístico.
  • BibliografiaBibliography
    Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel. Carvalho, P. (2021). Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo. Imprensa da Universidade de Coimbra. Ferreira, L., Pinto, J. (2009). Itinerários Turísticos e Imaginário Turístico nos Países de Língua Portuguesa. Centro de Investigação Interdisciplinar e de Intervenção Comunitária ISCET. Gomez, J., Quijano, C. (1991). Rutas e Itinerarios Tuisticos en España. Madrid: Editorial Sintesis. Reis, P. & Lavareda, A. (2024). Gestão de Itinerários Turísticos. Lisboa: Lidel. Salvado, J., Marques, J., & Remelgado, P. (2017). Dinâmicas Culturais nas Rotas dos Vinhos como forma de criação de valor na experiência turística. Revista Turismo & Desenvolvimento| n. o, 27(28), 1043-1060. UNWTO. (2015). Cultural Routes and Itineraries. Affiliate Members Global Report, 12, 145.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Elaboração de itinerários turísticos em parceria com empresas turísticas, resolvendo problemas concretos existentes no mercado; Visitas técnicas para que os estudantes observam diretamente o setor dos itinerários turísticos; Pesquisa de campo em fontes de informação turística;Análise critica de estudos de caso relacionados com as várias modalidades de itinerários turísticos; debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com os itinerários, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados através de pesquisa de informação sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito 07/01/2026 35%
    Trabalho (relatório + visita guiada) 3 e 10 dezembro 50% (30%+20%)
    Trabalho em aula   15%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...