Skip to main content

ISLA Santarém 520

Introdução ao Turismo

Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Introdução ao Turismo visa fornecer uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais do setor turístico, com foco na estrutura e funcionamento do setor, tanto a nível nacional como internacional. O turismo, como atividade multifacetada, envolve a gestão de destinos, o desenvolvimento de produtos turísticos, e a oferta de serviços relacionados com o lazer e a hospitalidade. No contexto do ciclo de estudos do TESP, esta UC é essencial para preparar os estudantes com as bases teóricas e práticas necessárias para intervenções futuras, como estágios e projetos. Os conhecimentos adquiridos nesta unidade permitirão aos alunos analisar o mercado turístico e compreender a relação entre oferta, procura e os principais stakeholders do setor. Esta unidade também promove o desenvolvimento de competências práticas, como a resolução de problemas e o trabalho em equipa, aplicando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).
  • ProgramaProgramme
    1. A conceptualização do turismo 1.1. Conceitos fundamentais associados ao turismo 1.2. A evolução histórica do turismo 1.3. Classificações e tipos de turismo 2. A procura turística 2.1. Definição e formas da procura turística 2.2. Caraterísticas e fatores determinantes 2.3. Motivações associados à procura turística 2.4. O consumo turístico e o perfil do novo consumidor turístico 3. A oferta turística 3.1. Definição, caraterísticas e componentes 3.2. Atividades (negócios) turísticas 4. As fontes de informação do turismo 4.1. Fontes estatísticas 4.2. Indicadores da procura e oferta turística 4.3. Medidas de avaliação estatística 5. Os impactos do turismo 5.1. Impactos económicos, impactos sociais-culturais e impactos ambientais 5.2. Turismo e sustentabilidade
  • ObjectivosObjectives
    O1. Compreender e definir os conceitos fundamentais associados ao turismo, analisar a evolução histórica do turismo e identificar a natureza multidisciplinar do turismo; O2. Conhecer as formas, caraterísticas e fatores de procura turística, e compreender as motivações e o perfil do novo consumidor turístico; O3. Compreender o conceito de oferta turística e explorar as atividades e negócios turísticos que se combinam para criar uma experiência turística completa; O4. Identificar a importância das fontes e indicadores estatísticos para avaliar o mercado turístico e compreender as tendências e padrões no setor turístico. O5. Identificar e analisar os impactos do turismo e discutir o conceito de turismo sustentével.
  • BibliografiaBibliography
    - Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. 3ª Edição. Lisboa: Lidel - Cunha, L., Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. 6ª Edição. Lisboa: Lidel. - Fletcher, J., Fyall, A.; Gilbert, D., Wanhill, S. (2018). Tourism – principles and practice. (6th ed.). London, England: Perason. - Page, S. P., & Connell, J. (2020). Tourism A Modern Synthesis (5th ed.). Andover, UK: Routledge - Sharpley, R., & Stone, P. R. (2018). Tourism and Development: Concepts and Issues. Channel View Publications.  
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Visita técnicas a destinos turísticos para observar e compreender in-loco a indústria turística; Pesquisa de campo em destinos turísticos; Análise critica de estudos de caso relacionados com o fenómeno turístico e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: As sessões práticas irão focar-se na Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), onde se discutirão cenários reais e os alunos serão incentivados a propor soluções e projectos em grupos, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas,   Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de Avaliação 19-01-2026 50%
    Trabalho Individual e Apresentação Oral 10-11-2025 20%
    Participação em Sala de Aula (Exercícios) Ao longo do Semestre 20%
    Aula Aberta Outubro 10%

    * A redação e apresentação deve seguir as normas de elaboração dos trabalhos acadêmicos do ISLA Santarém.