Skip to main content

ISLA Santarém 21577

Inovação e Internacionalização

Gestão de PME (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Inovação e Internacionalização de PMEs tem grande importância para o desenvolvimento da competências estratégicas e operacionais no atual mundo globalizado, onde pretende proporcionar uma abordagem dos processos de inovação e internacionalização (I&I), necessários para a competitividade e crescimento sustentável das PMEs. Âmbito: Campo de Ação: Capacitar os alunos com conhecimentos teóricos e casos práticos sobre (I&I) Área de Atuação: Estudo dos mercados internacionais e inovação empresarial incluindo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, com detalhe nas estratégias de entrada em mercados externos. Domínios de Intervenção: Estratégia Empresarial, Marketing Internacional, Gestão, Questões legais e  Institucionais Num mundo cada vez mais global, a capacidade de inovar e internacionalizar é necessário para o crescimento e sobrevivência das PMEs. Na UC, procuramos fornecer as competências necessárias para implementar e posicionar as PME no mercado internacional
  • ProgramaProgramme
    1. Gestão da inovação 1.1 Conceitos de inovação 1.2 A contextualização interna e externa 1.3 Inovação e saídas profissionais 1.4 A inovação e a propriedade intelectual 2. A internacionalização empresarial 2.1 Motivos para a internacionalização 2. 2 Desenvolvimento da competitividade internacional da empresa 2.3 Análise do meio envolvente internacional 2.4 Processo de seleção de mercados internacionais 2.5 Modos de entrada em mercados externos
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Sensibilizar os estudantes para as temáticas da inovação. - Caraterizar os aspetos mais relevantes da gestão da inovação. - Avaliar e interpretar os processos de inovação. - Desenvolver e formular estratégias para potenciar o desempenho inovador das organizações. - Participar na preparação de pedidos de proteção de propriedade industrial e intelectual de inovações desenvolvidas na organização. - Dar a conhecer o funcionamento dos mercados internacionais. - Identificar as diferentes formas de entrada em mercados estrangeiros, Identificar, analisar, compreender os modelos de comportamento cultural com influência em cada mercado em contexto internacional. - Discutir as políticas de implementação da internacionalização.
  • BibliografiaBibliography
    Alves, Jorge et. al (2011) Inovação, Manual de Boas Práticas, InovaDomus.. Dantas, J. e Moreira, A. C. (2011). O Processo de Inovação; Lidel – Edições Técnicas. Freire, A., (1999). A Internacionalização das Empresas Portuguesas, Edições Verbo. Sarkar, S. (2009). Empreendedorismo e Inovação (2ª edição); Lisboa: Escolar Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Análise de casos de estudo; Gamificação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    -

     

    40%

    Exercícios em aula (estudos de caso ou outros)

    -

    60%

    -   -