Skip to main content

ISLA Santarém 10784

Inovação e Empreendedorismo

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Inovação e Empreendedorismo visa dotar os estudantes de competências essenciais para a criação e gestão de negócios inovadores. Explora conceitos de inovação, gestão da mudança e comportamento empreendedor, preparando os alunos para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de projetos próprios. A sua relevância no ciclo de estudos reside na promoção da criatividade e capacidade de adaptação em ambientes competitivos e dinâmicos.
  • ProgramaProgramme
    1. Gestão da inovação 1.1 Conceitos de inovação 1.2 A contextualização interna e externa 1.3 Inovação e saídas profissionais 1.4 A inovação e a propriedade intelectual 2. Introdução ao empreendorismo 2.1 Motivação dos empreendedores 2.2 Liderança e gestão de equipas 3. O processo de criação de negócios/empresas 3.1. De onde surgem as ideias 3.2 Enquadramento fiscal da criação de negócios 3.3 Planeamento e avaliação de negócios 3.4 Elaboração de plano de negócio
  • ObjectivosObjectives
    Objetivos: O1. Apresentar os conceitos de inovação e empreendorismo; O2. Sensibilizar os estudantes para as temáticas da inovação; O3. Caraterizar os aspetos mais relevantes da gestão da inovação; O4. Apresentar os fatores motivacionais que caraterização o comportamento dos empreendedores; O5. Apresentar os aspetos a ter em conta para a criação de uma empresa; O6. Desenvolver o processo conducente à criação de uma empresa. Aptidões e Competências: C1. Apresentar uma análise critica sobre exemplos reais de inovação; C2. Identificar as atitudes e comportamentos que caraterização uma atitude empreendedora; C3. Equacionar alternativas às suas saídas profissionais relacionadas com o empreendorismo.
  • BibliografiaBibliography
    Alves, Jorge et. al (2011) Inovação, Manual de Boas Práticas, InovaDomus. Barringer, B. R. e Ireland, R. D. (2008), Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures; Pearson International Edition. Costa, H. (2010) Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios (9ª Edição); Lidel - Edições Técnicas. Dantas, J. e Moreira, A. C. (2011). O Processo de Inovação; Lidel – Edições Técnicas. Sarkar, S. (2009). Empreendedorismo e Inovação (2ª edição); Lisboa: Escolar Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Estudos de Caso: Resolução de estudos de caso sobre as temáticas. Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio: Exercícios de aplicação em sala de aula.

    A2. Trabalho prático (grupo).

    A3. Teste final teórico-prático (individual).

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,2+A2*0,4+TF*0,4. O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial.

    Hipótese 1:

    - A1. Portfólio: Exercícios de aplicação em sala de aula. O estudante obteve classificação positiva nesta componente: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas.

    - A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo o qual obteve classificação positiva e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas (Avaliação Final, Recurso/Especial)

    - A3. Teste final teórico-prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    - A1. Portfólio: Exercícios de aplicação em sala de aula. O estudante não participou ou participando obteve classificação negativa.

    - A2. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho de grupo, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.

    Nestas circunstâncias estas componentes da avaliação não poderão ser utilizadas na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.