ISLA Santarém 12985
Gestão e Coordenação de Projetos
-
ApresentaçãoPresentation.Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver competências fundamentais no domínio da Gestão de Projetos, fazendo uma exposição dos contextos e respetivos intervenientes num projeto, assim como das boas práticas e das ferramentas normalmente utilizadas e mundialmente normalizadas.
-
ProgramaProgramme1. Introdução aos projetos e à gestão projetos: Conceitos. Certificações Técnicas. Gestão de Projetos nas Organizações. 2. Standard do PMI para a Gestão Projetos. PMBOK: Processos do Ciclo de Vida do Projeto. Áreas de Conhecimento para a Gestão Projetos. Competências do Gestor Projeto. 3. O Ciclo de vida Projeto: Iniciação/Abertura. Organização e Planeamento. Execução e Controlo. Encerramento do Projeto. 4. Métodos Ágeis para a Gestão de Projetos: Introdução ao SCRUM. Organização de uma Equipa SCRUM: Funções e Responsabilidades. Planeamento Ágil. Contratualização de Projetos Ágeis. Escalabilidade e Integração em SCRUM.
-
ObjectivosObjectivesO1. Apresentar os conceitos fundamentais sobre a gestão de projetos. O2. Apresentar as fases de um projeto e desenvolver os aspetos específicos relacionados com cada uma delas. O3. Discutir as metodologias ágeis na gestão de projetos. Competências: C1. Aplicar os conceitos de gestão de projetos no contexto empresarial. C2. Aplicar os conhecimentos adquiridos num contexto de simulação, incorporando não só os conhecimentos adquiridos nesta unidade, mas também os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares. C3. Desenvolver e gerir um projeto incorporando nessa gestão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.
-
BibliografiaBibliographyEngemann, K. J., & O'Connor, R. V. (Eds.). (2021). Project Risk Management: Managing Software Development Risk. Walter de Gruyter GmbH & Co KG. Gechman, M. (2019). Project Management of Large Software-Intensive Systems: Controlling the Software Development Process. CRC Press. Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos - Melhores Técnicas e Práticas, Editora: FCA. Pinto, J. P., & Tscharf, C. (2019). SCRUM - A Gestão Ágil de Projetos. FCA. Project Management Institute (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide).
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teóricas de exposição dos conteúdos recorrendo ao método expositivo. 2. Utilização de metodologias ativas combinando a aula invertida (através da qual disponibilizará previamente documentos/vídeos com os conteúdos a abordar na sessão)com a gamificação. Assim, durante as aulas os estudantes serão desafiados a realizar a aplicação prática dos conteúdos para resolver exercícios propostos, utilizando estratégias baseadas em gamificação. Autónoma: 3. Resolução de exercícios adicionais propostos pelo docente (estas atividades serão articuladas de modo a integrarem as estratégias baseadas em gamificação. O docente dá feedback sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos problemas propostos, presencialmente em contexto de sala de aula ou a distância em modo assíncrono através da plataforma Moodle.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.
A2. Trabalho prático (relatório e projeto).
A3. Teste final prático.
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,2*A1+0,4*A2+ 0,4* A3.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):
Hipótese 1:
A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


