Skip to main content

ISLA Santarém 8209

Gestão de Operações

Gestão de PME (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Gestão de Operações prepara os estudantes para planear, controlar e otimizar operações em organizações. Foca-se em temas como a gestão da cadeia de abastecimento, otimização da produção e planeamento de operações, aplicando técnicas como filosofia e sistemas Lean (JIT/Kanban) entre outros. Com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a UC combina teoria e prática, permitindo aos estudantes resolver problemas reais e aplicar os conhecimentos adquiridos. Esta unidade é essencial para quem quer atuar nas áreas de logística, produção e gestão industrial, contribuindo para a eficiência e competitividade das empresas.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à gestão de operações 2. Estratégia de operações e competitividade 3 Conceção de produtos e serviços e seleção de processos e layout 4. Planeamento da capacidade 5. Conceção, organização e medição do trabalho 6. Planeamento e análise de localização 7. MRP e ERP 8. Gestão de materiais 9 Just in Time e Operações Lean ¿10. Gestão da cadeia de abastecimento
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Definir os conceitos fundamentais relacionados com as operações. - Explicar o papel e posicionamento das operações nas organizações. - Reconhecer as diferenças operacionais entre empresas industriais e de serviços. - Reconhecer, analisar e discutir soluções alternativas relativas aos m´todos e técnicas de planemaneto. - Analisar as diferentes formas de avaliar a eficiência da função operações. - Aplicar as metodologias Lean e Just-In-Time. - Avaliar capacidades e identificar recursos críticos.
  • BibliografiaBibliography
    Benedetto, A. Crawford C. (2015). New Product Managment, McGraw-Hill Education, Europe. Carvalho, José M. Crespo - coordenação (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo. James B. Dilworth (2015). Operations Management: Providing Value in Goods and Services, McGraw-Hill. Pinto, J. (2010) Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços, Lidel Editores. Suzaki, K. (2010), Gestão de Operações Lean, Metodologias Kaizen para a melhoria contínua. Editor Leanop Press.
  • MetodologiaMethodology
    Metodologia Ativa - Aprendizagem baseada em Projetos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalhos em aula Durante o semestre 20%

    Momento de Avaliação I (Trabalho em Grupo) 

    dd-mm-yyyy

    30%

    Momento de Avaliação Final (Trabalho em Grupo) 

    dd-mm-yyyy

    50%

    (...)

     

     

    As datas serão disponibilizadas no Moodle. Cadeira com regência.

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...