Skip to main content

ISLA Santarém 8209

Gestão de Operações

Gestão de Empresas (M) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Gestão de Operações desenvolve-se no âmbito da Gestão de Empresas apresentando as diversas operações interdependentes da gestão e da administração, logística, cadeia de abastecimento, finanças, entr outros.
  • ProgramaProgramme
    1. Os componentes da gestão de operações 2. A gestão de operações na estratégia empresarial 3. Planeamento e controlo de operações (MRP, JIT e OPT) 4. O pensamento lean manufacturing 4.1. Ferramentas de Lean Six Sigma 4.2. Filosofia Kaizen 4.3. Value stream mapping 4.4. Redução de setups (SMED) 5. O layout de Sistemas de Operações 6. Gestão da cadeia de fornecimento (SCM) e logística 7. A manutenção industrial e a gestão de operações 8. Sistemas de informação e avaliação da gestão de operações
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Identificar as tendências organizacionais e integradas e m cadeias de fornecimento e logística num mercado competitivo; O2. Apresentar os instrumentos e de análise e treinar abordagens de mudanças na organização sustentadas em novos métodos de gestão de operações; O3. Proporcionar aos estudantes o contacto com as técnicas e os métodos de produção de trabalhos de projeto e investigação aplicada. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: C1. Realizar um diagnóstico geral dos processos de transformação, da cadeia de fornecimento e logística; C2. Analisar o funcionamento dos processos de transformação e de prestação de serviços de empresas e organizações; C3. Introduzir mudanças organizacionais usando a cadeia de fornecimento e logística que apoiarão as empresas a ganhar vantagem competitiva no mercado.
  • BibliografiaBibliography
    Benedetto, A. Crawford C . (2015). New Product Managment, McGraw-Hill Education, Europe. Jacobs F., Chase, Richard B. Aquilano, Nicholas (2009). Operations & Supply Management, M cGraw-Hill International Edition. James B . Dilworth (2015). Operations Management: Providing Value in Goods and Services, McGraw-Hill. Pinto, J. (2010) Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços, Lidel Editores. Suzaki, K. (2010), Gestão de Operações Lean, Metodologias Kaizen para a melhor ia contínua. Editor Leanop Press.  
  • MetodologiaMethodology
    1. Metodologias inversas e de resolução de problemas 2. Métodos interrogativo e ativo, de modo a gerar uma discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de sala de aula.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular será concretizada através da realização escrita e apresentação oral de um trabalho de aplicação em grupo, sendo a avaliação efetuada individualmente por questionamento individual (100%).
    A avaliação final ou de recurso será concretizada através de exame nos mesmos moldes da avaliação curricular, realização escrita e apresentação oral de um trabalho de aplicação individual (100%), com tema fornecido pelo professor 7 dias antes das provas e a ser solicitado pelo aluno, através de joao.thomaz@islasantarem.pt .

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho de Aplicação em Grupo

    21-Dez-2024

    100%

    (...)

     

     

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...