ISLA Santarém 3432
Gestão das Organizações
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ApresentaçãoPresentationEsta UC proporciona aos estudantes uma visão geral sobre as organizações e sobre a sua gestão no contexto das sociedades atuais.
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ProgramaProgramme1. Gestão das organizações 2. Teorias (modelos) de gestão 3. A análise do meio envolvente dos negócios 4. Planeamento e tomada de decisão 5. Estrutura, cultura e liderança 6. Estrutura, coordenação, liderança e motivação 7. O Controlo de gestão 8. Estratégia de negócio: alianças e outsourcing 9. Estratégia de negócio: integração vertical 10. Ética e responsabilidade social das empresas 11. A globalização dos mercados e competição
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ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Proporcionar uma visão geral sobre a organização e sobre a sua gestão; O2. Acompanhar a evolução das principais teorias de gestão. O3. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão; O4. Definir missão, estratégia e objetivos organizacionais; O5. Caracterizar as diversas formas de estrutura organizacional; O6. Referir e explicar os objetivos e instrumentos da gestão; O7. Abordar as diferentes áreas funcionais das organizações e suas inter-relações; O8. Conhecer as principais tendências da gestão moderna e das diferentes formas organizacionais; O9. Contextualizar a organização face à sua envolvente com base nos diferentes paradigmas organizacionais; Competências: C1. Compreender o conceito geral de organização e gestão C2. Conhecer as principais teorias de gestão C3. Dominar os níveis, modelos, instrumentos e planos de gestão C4. Conhecer as técnicas de controlo de gestão C5. Distinguir formas de cooperação e globalização dos mercados externos
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BibliografiaBibliographyCarvalho, L. et. al (2022). Gestão das Organizações, Uma abordagem integrada e prospetiva. Lidel Robbins, S. and Couler, M. (2020). Management. Pearson. Rodrigues, Ana Maria (2024). Princípios de Gestão das Organizações. Rei dos Livros. Sebastião, T. (2022), Gestão das Organizações, 4ª Edição, Lisboa: Verlag Dashofer.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Métodos expositivo e interrogativo: para exposição e consolidação dos conteúdos. 2. Aplicação prática: através da análise de casos práticos (recorrendo à utilização de estratégias de aula invertida com vídeos disponibilizados previamente no Moodle). Autónomo: 3. Adicionalmente os estudantes são incentivados a analisar um Caso proposto pelo docente. O docente dá feedback sobre a análise dos estudos de caso presencialmente em contexto da sala de aula ou através da plataforma de apoio ao processo ensino/aprendizagem Moodle.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação Curricular (contínua):
A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.
A2. Trabalho prático (relatório e projeto).
A3. Teste final prático.
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,2*A1+0,4*A2+ 0,4* A3.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):
Hipótese 1:
A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:
mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.
A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.
Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A):
O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


