Skip to main content

ISLA Santarém 5244

Gestão da Qualidade

Logística (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A complexidade e a globalização da competitividade tornaram a qualidade um dos fatores essenciais para as empresas logísticas alcançarem uma vantagem competitiva no mercado. A qualidade nos processos logísticos, desde o armazenamento até à distribuição, constitui um elemento diferenciador fundamental para a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão da qualidade, bem como a certificação das empresas logísticas, com base em normas técnicas internacionalmente reconhecidas. Sendo a logística composta por uma vasta e interligada cadeia de processos, é essencial garantir a qualidade em cada uma das suas etapas, assegurando a otimização de recursos, a redução de desperdícios e a melhoria contínua, de forma a alcançar a excelência operacional.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à problemática da qualidade 2. Abordagem histórica ao conceito de qualidade e sua evolução 3. Sistema português da qualidade/Sistema europeu da qualidade - Certificação de sistemas da qualidade - Processos - Qualificação de pessoas - Normalização 4. Sistemas de gestão da qualidade (EN ISO 9000, 9001, 9004 e NP 4427) - Processos diretos - Processos associados 5. Programas de qualidade total - O modelo EFQM 6. Avaliação da qualidade 7. Ferramentas/Técnicas da qualidade 8. A qualidade e a sua relação com o desenvolvimento sustentável - A responsabilidade social e a ética da qualidade
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos e técnicas associadas à gestão da qualidade. - Desenvolver e implementar um sistema de gestão da qualidade. - Apresentar os programas de qualidade total. - Apresentar as ferramentas da qualidade. - Aplicar os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade. - Promover a melhoria da qualidade.
  • BibliografiaBibliography
    Capricho, Lina & Lopes, Albino (2007). Gestão da qualidade (1.ª ed.). Editora RH. EFQM (2013). EFQM Excellence Model 2013 (versão portuguesa), EFQM. Instituto Português da Qualidade (2012). Normas da Série NP EN ISO 9000:2008 (9000,9001 e 9004) e NP EN ISO 19011:2003). Pires, A. (2012). Sistemas de gestão da qualidade – ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação (1.ª ed.). Edições Sílabo.
  • MetodologiaMethodology
    Exposição dos conteúdos em sessões presenciais e discussão dos temas, sessões práticas orientadas. Desenvolvimento de trabalhos práticos. Prevê-se a utilização da metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas” e “Estudos de Caso”, que promove a aprendizagem ativa centrada nos alunos, confrontando-os com problemas complexos do mundo real.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não