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ISLA Santarém 5244

Gestão da Qualidade

Gestão de PME (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A complexidade e a globalização da competitividade tornaram a qualidade um dos fatores essenciais para as pequenas e médias empresas alcançarem uma vantagem competitiva no mercado. A qualidade nos processos empresariais, desde a produção até ao serviço ao cliente, constitui um elemento diferenciador fundamental para a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão da qualidade, bem como a certificação das PME, com base em normas técnicas internacionalmente reconhecidas. Sendo as pequenas e médias empresas caracterizadas por recursos limitados mas elevada flexibilidade, é essencial garantir a qualidade em cada uma das etapas dos seus processos, assegurando a otimização de recursos, a redução de desperdícios e a melhoria contínua, de forma a alcançar a excelência operacional e a sustentabilidade do negócio.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à problemática da qualidade 2. Abordagem histórica ao conceito de qualidade e sua evolução 3. Sistema português da qualidade/Sistema europeu da qualidade 3.1 Certificação de sistemas da qualidade 3.2 Processos 3.3 Qualificação das pessoas 3.4 Normalização 4. Sistemas de gestão da qualidade (EN ISO 9000, 9001, 9004 e NP 4427) 4.1 Processos diretos 4.2 Processos associados 5. Programas de qualidade total 6.Avaliação da qualidade 7. Ferramentas/Técnicas da qualidade 8. A qualidade e a sua relação com o desenvolvimento sustentável 8.1 A responsabilidade social e a ética da qualidade
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos e técnicas associadas à gestão da qualidade. - Dotar o estudante de conhecimentos das mais recentes abordagens teóricas e suas aplicações práticas sobre a qualidade, no atual contexto de complexidade e incerteza. - Mostrar que o estudo da qualidade e da sua relação com a sustentabilidade é essencial para o desempenho das organizações. - Enquadrar a função de recursos humanos como uma função específica na organização e como uma filosofia de gestão.
  • BibliografiaBibliography
    Capricho, Lina & Lopes, Albino (2007). Gestão da qualidade (1.ª ed.). Editora RH. EFQM (2013). EFQM Excellence Model 2013 (versão portuguesa), EFQM. Instituto Português da Qualidade (2012). Normas da Série NP EN ISO 9000:2008 (9000,9001 e 9004) e NP EN ISO 19011:2003). Pires, A. (2012). Sistemas de gestão da qualidade – ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação (1.ª ed.). Edições Sílabo.
  • MetodologiaMethodology
    Exposição dos conteúdos em sessões presenciais e discussão dos temas, sessões práticas orientadas. Desenvolvimento de trabalhos práticos. Prevê-se a utilização da metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas” e “Estudos de Caso”, que promove a aprendizagem ativa centrada nos alunos, confrontando-os com problemas complexos do mundo real.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não