ISLA Santarém 5244
Gestão da Qualidade
Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA complexidade e a globalização da competitividade, tornaram a qualidade num dos mais importantes fatores para os destinos e as empresas turísticas alcançarem uma vantagem competitiva, face aos concorrentes. A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos e para os seus operadores. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente. Sendo o sistema turístico constituído por um conjunto tão vasto e distinto de produtos e serviços, é da maior importância abordar a qualidade de cada um desses componentes, de forma a alcançar a qualidade total.
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ProgramaProgramme1. Introdução à problemática da qualidade 2. Abordagem histórica ao conceito de qualidade e sua evolução 3. Sistema português da qualidade/Sistema europeu da qualidade 3.1 Certificação de sistemas da qualidade 3.2 Processos 3.3 Qualificação de pessoas 3.4 Normalização 4. Sistemas de gestão da qualidade (EN ISO 9000, 9001, 9004 e NP 4427) 4.1 Processos diretos 4.2 Processos associados 5.1 A responsabilidade social e a ética da qualidade 6. Gestão de Pessoas Centrada na Implementação e Desenvolvimento de Programas da Qualidade
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: - Apresentar os conceitos e técnicas associadas à gestão da qualidade. - Dotar o estudante de conhecimentos das mais recentes abordagens teóricas e suas aplicações práticas sobre a qualidade, no atual contexto de complexidade e incerteza. - Mostrar que o estudo da qualidade e da sua relação com a sustentabilidade é essencial para o desempenho das organizações. - Enquadrar a função de recursos humanos como uma função específica na organização e como uma filosofia de gestão.
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BibliografiaBibliographyCapricho, Lina & Lopes, Albino (2007). Gestão da qualidade (1.ª ed.). Editora RH. Instituto Português da Qualidade (2012). Normas da Série NP EN ISO 9000:2008 (9000,9001 e 9004) e NP EN ISO 19011:2003) NP EN ISO 14001. Pires, A. (2012). Sistemas de gestão da qualidade – ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação (1.ª ed.). Edições Sílabo..
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MetodologiaMethodologyExposição dos conteúdos em sessões presenciais e discussão dos temas, sessões práticas orientadas. Desenvolvimento de trabalhos práticos. Prevê-se a utilização da metodologia “Aprendizagem Baseada em Problemas” e “Estudos de Caso”, que promove a aprendizagem ativa centrada nos alunos, confrontando-os com problemas complexos do mundo real.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


