ISLA Santarém 5244
Gestão da Qualidade
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular Gestão da Qualidade apresenta os princípios, modelos e normas essenciais da qualidade, destacando o seu papel no desempenho e sustentabilidade das organizações. Aborda os principais referenciais nacionais e internacionais, os sistemas de gestão da qualidade e as ferramentas de melhoria contínua. Através de uma abordagem prática e orientada a casos, os estudantes desenvolvem competências para compreender, implementar e avaliar sistemas de gestão da qualidade em contextos organizacionais diversos.
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ProgramaProgramme1. Introdução à problemática da qualidade 2. Abordagem histórica ao conceito de qualidade e sua evolução 3. Sistema português da qualidade/Sistema europeu da qualidade 3.1 Certificação de sistemas da qualidade 3.2 Processos 3.3 Qualificação de pessoas 3.4 Normalização 4. Sistemas de gestão da qualidade (EN ISO 9000, 9001, 9004 e NP 4427) 4.1 Processos diretos 4.2 Processos associados 5. Programas de qualidade total 5.1 O modelo EFQM 6.Avaliação da qualidade 7. Ferramentas/Técnicas da qualidade 8. A qualidade e a sua relação com o desenvolvimento sustentável 8.1 A responsabilidade social e a ética da qualidade.
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ObjectivosObjectivesO1. Apresentar os conceitos e técnicas associadas à gestão da qualidade; O2. Dotar o estudante de conhecimentos das mais recentes abordagens teóricas e suas aplicações práticas sobre a qualidade, no atual contexto de complexidade e incerteza. O3. Mostrar que o estudo da qualidade e da sua relação com a sustentabilidade é essencial para o desempenho das organizações. Aptidões e Competências: C1. Apresentar os conceitos associados à gestão da qualidade; C2. Desenvolver e implementar um sistema de gestão da qualidade.
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BibliografiaBibliographyAntónio, N. S., Teixeira, A., & Rosa, A. (2023). Gestão da Qualidade: De Deming ao Modelo de Excelência da EFQM (2.ª ed.). Lisboa: Sílabo. EFQM (2020). EFQM Excellence Model 2020. Brussels: EFQM. Goetsch, D., & Davis, S. (2020). Quality Management for Organizational Excellence: Introduction to Total Quality (9th ed.). Pearson. SO (2015/2018/2019). Conjunto de Normas ISO 9000, ISO 9001, ISO 9004 e ISO 19011. Caparica: Instituto Português da Qualidade.
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MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Estudos de Caso: Resolução de estudos de caso sobre as temáticas. Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureOpcional
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (contínua):
A1.Trabalho prático (grupo).
A2.Teste final teórico-prático (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,5*A1+0,5*A2.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial:
Hipótese 1:
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho prático o qual obteve classificação positiva e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada nas épocas subsequentes (Avaliação Final, Recurso/Especial)
- A2. Teste final teórico-prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho prático, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.
Nestas circunstâncias esta componente da avaliação não poderá ser utilizada na Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático abrangendo todos os conteúdos (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


