Skip to main content

ISLA Santarém 13048

Fundamentos de Economia

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular visa fornecer uma visão global sobre o funcionamento da economia, quer a nível nacional quer internacional, no interesse duma entidade empresarial. No final, o aluno deverá ter adquirido um quadro de conhecimentos e de linguagem apropriados, que lhe permitam compreender e discutir os principais problemas duma economia e da política económica.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução e conceitos gerais 1.1 O que é a Economia. 1.2 A Economia como ciência social. 1.3 A importância da economia e da economia na sociedade. 2. A teoria da utilidade 2.1. As necessidades, os bens e a utilidade. 2.2. Utilidade marginal e utilidade total. 2.3. O excedente do consumidor. 3. A oferta e a procura 3.1. O desenvolvimento da curva da procura. 3.2. O desenvolvimento da curva da oferta. 4. Elastecidades 5. Custos e rendimentos 5.1 Custos fixos, custos variáveis e custos totais. 5.2 Custo médio total e custo marginal. 5.3 Custo fixo médio e custo variável médio. 6. Teoria do equilíbrio parcial em concorrência perfeita 7. Teoria do equilíbrio parcial em concorrência imperfeita 8. A oferta e a procura agregadas
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Dar a conhecer os conceitos fundamentais da economia; O2. Explicar como estes conceitos podem ser aplicados a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente no que diz respeito à tomada de decisões económicas individuais e ao funcionamento de alguns mercados; O3. Desenvolver a perceção da utilidade dos modelos económicos na compreensão da economia. No final da unidade curricular os estudantes colocados perante situações e problemas de cariz económico deverão ser capazes de: C1. Desenvolver um pensamento estruturado adequado à situação apresentada.
  • BibliografiaBibliography
    Fernandes, A. et al (2023) Introdução à Economia, Silabo Araújo, F. (2012). Introdução à Economia, Almedina. Frank, R. (2013) Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill. Neves, J. (2011). Introdução à Economia. Verbo Editora.      Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2011) Economia, McGraw-Hill.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio combinado como o método interrogativo para a consolidação da aprendizagem, na vertente teórica de cada capítulo. 2. Método demonstrativo para a exemplificação prática dos conteúdos e ainda Metodologias Pedagógicas Ativas como Estudo de Caso/problema.   Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar proposto pelo docente. Os estudantes submetem os trabalhos suplementares na plataforma Moodle e obtêm feedback por essa via ou presencialmente.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Exercício/teste de avaliação individual.

    A2. Trabalho em grupo.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,4*A1+0,6*A2.

    O estudante é aprovado se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores em 20.

    Avaliação Final / Avaliação em Época de Recurso/Especial (A):

    Hipótese 1:

    A2. Trabalho em grupo. O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A1. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudantes não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.