ISLA Santarém 15503
Ferramentas da Melhoria Contínua
Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende dotar os seus participantes do conhecimento de ferramentas que lhes possibilitem recolher dados, analisar o desenvolvimento dos processos e o desempenho dos intervenientes, dentificar desvios e elaborar os indicadores significativos para o processo de decisão pela gestão e intervenção para a melhoria contínua dos processos produtivos (produtos e serviçoes).
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ProgramaProgramme1.Gestão de Processos e implementação de indicadores Processos e Contexto Organizacional Gestão de Tarefas ou Processos Os Processos na Cadeia de Valor A Implementação da Abordagem por Processos Planeamento de Objetivos O CBA Estabelecer objetivos e indicadores O que deve incluir a definição de um indicador Métodos de medição Plano de monitorização e medição O resultado das medições 2.As ferramentas clássicas Fluxograma Diagrama de causa efeito Brainstorming Folhas de registo de dados Histogramas Diagrama de Pareto Diagramas de dispersão 3.As ferramentas estratégicas da qualidade Diagrama afinidades Diagrama relações Diagrama árvore Diagrama matricial Diagrama decisões Diagrama sagital Análise fatorial de dados 4.A complementaridade entre as ferramentas clássicas e estratégicas 5.A integração das ferramentas da qualidade na resolução sistematizada de problemas: o QFD e os AMFES 6.Melhoria da qualidade conceitos e sua evolução M. reativa M. contínua M. preventiva Programas de melhoria Custos da qualidade 7.Casos Práticos
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1- Fazer a gestão dos processos, identificando objetivos e indicadores de medida para os mesmos, demonstrando capacidade de análise dos resultados. O2 -Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas da qualidade, demonstrando domínio das mesmas. O3-Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade, através da aplicação de meios informáticos, demonstrando domínio das aplicações. 04-Desenvolver e implementar programas de melhoria, de acordo com os referenciais normativos, promovendo a cultura da melhoria contínua. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1- Efetuar a gestão dos processo e dos indicadores de medida, demonstrar capacidade de análise de resultados. C2- Promover a melhoria da qualidade utilizando as ferrametas da qualidade. C3- Fazer o tratamento de dados e registos da qualidade atraves das ferramentas disponibilizadas. C4- Desenvolver e implementar programas de melhoria.
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BibliografiaBibliographyBernillon, B. Cérrutti, O. (1990). Qualidade Total- Implementação e Gestão. Lidel – Edições Técnicas. Brassard, Michael (1991). Qualidade - Ferramentas Para Uma Melhoria Continua. QualityMarker. Capricho, Lina & Lopes, Albino (2007). Gestão da qualidade (1.ª ed.). Lisboa: Editora RH. César, F. I. (2011).Ferramentas Básicas da Qualidade. Biblioteca24Horas
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MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo orientados para a discussão e resolução dos exercícios relacionados com o desenvolvimento, monitorização e medição dos processos produtivos (casos de estudo) em sala de aula, acompanhados da exposição de conteúdos teóricos. O docente disponibiliza estudos de caso e exercícios de aplicação prática que exige a resolução de condições de perigo habitualmente da responsabilidade do profissional qualificado da área de estudo, assim como de outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão


