ISLA Santarém 147
Ergonomia
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA Ergonomia é uma área científica, cuja a natureza multidisciplinar se coaduna com a construção de uma visão e abordagens integradoras sobre o trabalho humano, e tudo o que com este se relaciona. O conhecimento e metodologia em Ergonomia assenta nas ciências biológicas e sociais, recorrendo depois a diferentes contributos das áreas de engenharia, dependendo da especificidade do âmbito da formação e do contexto de aplicação. A êmphase no conhecimento relativo ao funcionamento e desempenho humanos, quer do ponto de vista individual, quer colectivo, constituem os fundamentos para uma abordagem aos locais de trabalho "centrada no operador humano". Desta perspectiva, a Ergonomia proporciona uma metodologia e métodos para a promoção da "qualidade de vida no local de trabalho".
-
ProgramaProgramme1.Conceito de Ergonomia, objectivos e metodologia de estudo; 2.Os principais marcos evolutivos da Ergonomia; 3.Antropometria; 4.Concepção de postos de trabalho; 5.Concepção de equipamentos de trabalho; 6.Interface homem-máquina; 7.Factores ambientais de incomodidade; 8.Sistemas de iluminação; 9.Medidas de prevenção e de protecção, parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial critérios de manutenção; 10.Limpeza do sistema de iluminação; 11.Níveis de iluminação recomendados; normas técnicas; 12.Trabalho com ecrãs de visualização; 13.Riscos, medidas de prevenção e de protecção, legislação; 14.Organização do trabalho: conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos.
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Identificar conceitos fundamentais de ergonomia. O2. Descrever a evolução da disciplina e as suas perspectivas actuais. O3. Distinguir as abordagens ergonómicas francófonas e anglo-saxónica. O4. Distinguir trabalho prescrito de trabalho real, tarefa de actividade e concepção de execução. O5. Definir as principais linhas de aplicação da ergonomia. O6. Caracterizar a intervenção ergonómica ao nível da transformação do próprio trabalho, através de uma análise indutiva de tipo bottom-up. O7. Proceder a uma análise ergonómica do erro humano. O8. Caracterizar a metodologia de intervenção ergonómica, identificando o papel das representações na e para a acção. O9. Distinguir claramente os conceitos de Ergonomia, bem como aplicá-los e aprofundá-los nos seus trabalhos práticos.
-
BibliografiaBibliographyAMARAL, Ana et alii, Semana Europeia 2000: Prevenção das perturbações músculo-esqueléticas, Lisboa, IDICT, 2000 CABEÇAS, José Miguel e GRAÇA, Luís, Avaliação das condições de trabalho em postos de caixa de supermercados, Lisboa, IDICT, 2001 FONSECA, António et alii, Concepção dos locais de trabalho: Guia de Apoio, Lisboa, IDICT, 1998 GRANDJEAN, Etienne -Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem, 1997, Artes Médicas MARTINS, José A. Lomba, Ergonomia, euro-empresa e nova gestão, 1991, Universidade Portucalense MONTMOLLIN, Maurice de, A ergonomia, 1995, Instituto Piaget
-
MetodologiaMethodologyRealização de projecto ao longo do semestre com base em estudo de casos, abordagem a problemas complexos, e outras abordagens centradas na reflexão crítica e discussão em grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
16-01-2026
60%
Trabalho de grupo
19-01-2026
40%
(...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


