Skip to main content

ISLA Santarém 15502

Ergonomia do Posto de Trabalho

Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes possibilitem efetuar a análise ergonómica dos postos de trabalho e identificar fatores de risco organizacionais, fisicos e cognitivos. Saber avaliar riscos biomecânicos e conhecer as técnicas de controle de risco para melhorar o conforto e prevenir acidentes e doenças ocupacionais nos locais de trabalho.
  • ProgramaProgramme
    1. Ergonomia - Conceito - Objetivos - Metodologia de estudo 2. Fisiologia 3. Antropometria 4. Postos de trabalho – ergonomia 5. Equipamentos de trabalho – ergonomia 6. Interface homem-máquina 7. Fatores ambientais incómodos - Ruído - Vibrações - Ambiente térmico - Qualidade do ar 8. Sistemas de iluminação - Tipos - Parâmetros e unidades de medição - Equipamentos de medição – tipos e funcionamento - Efeitos sobre a visão - Critérios para avaliação do risco - Medidas de prevenção e de proteção - Parâmetros básicos de dimensionamento de sistemas de iluminação artificial - Critérios de manutenção e limpeza do sistema de iluminação - Níveis de iluminação recomendados - Normas técnicas 9. Trabalho com ecrãs de visualização - Riscos - Medidas de prevenção e de proteção - Legislação   Ficha de Unidade Curricular 2024-25: Ergonomia do Posto de Trabalho [15502]  
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Definir os conceitos básicos relacionados com a ergonomia; O2. Apresentar os aspetos ergonómicos a ter em conta no contexto do posto de trabalho; O3. Aplicar as técnicas adequadas à avaliação dos riscos profissionais associados às condições de segurança e higiene no trabalho devido a fatores ergonómicos. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Conhecer os âmbitos de apliação da ergonomia nos loocais de trabalho, identificar fatores de riscos e analisar riscos específicos; C2. Sugereir medidas de prevenção dos riscos profissionais, em particular para a prevenção de risco biomecânicos; C3. Desenvolver simulações com aplicação de metodologias de cálculo e análise de soluções no âmbito da ergonomia.    
  • BibliografiaBibliography
    Castillo, Juan José (2005). Ergonomia, Conceitos e métodos. Dinalivro. Darses, F, Montmolin M. (20110). A Ergonomia (2ª Edição Revista e Aumentada).Instituto Piaget. Kroemer, E. H. (2005). Manual de Ergonomia, adaptando o trabalho ao Homem. Bookman. Sznelwar, Laert (2009). Introdução à Ergonomia, Da Prática à Teoria. Editora Edgar Blucher
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo orientados para a discussão e resolução dos exercícios relacionados com os riscos a que os trabalhadores estão expostos nos contextos reais de trabalho (casos de estudo) em sala de aula, acompanhados da exposição de conteúdos teóricos. O docente disponibiliza estudos de caso e exercícios de aplicação prática que exige a resolução de condições de perigo habitualmente da responsabilidade do profissional qualificado da área de estudo, assim como de outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não