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ISLA Santarém 7341

Engenharia de Software

Informática de Gestão (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Engenharia de Software tem por objetivo garantir um enquadramento de gestão de Sistemas de Informação e o seu impacto na componente aplicacional, onde a componente de metodologia e engenharia de requisitos, tal como a metodologia e estruturação de testes de software, sejam unitários ou de integração, são essenciais para o sucesso de negócio das empresas.
  • ProgramaProgramme
    1. Engenharia de software e sistemas sócio tecnológicos 2. Requisitos de software 2.1 Requisitos de sistemas 2.2 Processos de engenharia de requisitos 2.3 Modelos de sistemas 2.4 Especificação de sistemas críticos 2.5 Especificação formal 3. Desenho 3.1 Desenho da arquitetura 3.2 Arquitetura de aplicações 3.3 Desenho orientado a objetos 3.4 Desenho de software de tempo real 3.5 Desenho de interfaces com o utilizador 4. Testes de Software 5. Engenharia de proteção do software e gestão de riscos 6. Avaliação financeira e técnica de um projeto
  • ObjectivosObjectives
    O1. Apresentar noções sobre a Engenharia de Software. O2. Identificar os processos, técnicas e resultados associados à engenharia de requisitos. O3. Apresentar as técnicas de desenho e construção de software e os processos de desenho. Competências: C1. Utilizar alguns dos principais modelos de desenvolvimento de software. C2. Utilizar as técnicas para planeamento de testes de software. C3. Identificar os requisitos de segurança no desenvolvimento de software. C4. Modelar sistemas de software que solucionem problemas concretos.
  • BibliografiaBibliography
    Sethi, R. (2022). Software Engineering: Basic Principles and Best Practices. Cambridge University Press. Farley, D. (2022). Modern Software Engineering: Doing What Works to Build Better Software Faster. Addison-Wesley Professional. Tsui, F., Karam, O., & Bernal, B. (2022). Essentials of software engineering. Jones & Bartlett Learning. Foster, E., & Towle Jr, B. (2021). Software engineering: a methodical approach. Auerbach Publications.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos. 2. Aplicação prática através de exercícios orientados para a consolidação dos conhecimentos. 3. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. Autónomo: 4. Pesquisa orientada proposta pelo docente. O docente dá feedback sobre o desenvolvimento do problema abordado na prática laboratorial presencialmente e/ou através da plataforma de apoio ao ensino/aprendizagem Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação Curricular (contínua):

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula.

    A2. Trabalho prático (relatório e projeto).

    A3. Teste final prático.

    A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = 0,1*A1+0,4*A2+ 0,5* A3.

    O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.

    Avaliação Final ou em Época de Recurso ou Época Especial (A):

    Hipótese 1:

    A1. Portfólio de trabalhos/exercícios de aula. O estudante realizou os exercícios e obteve classificação positiva: mantêm a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A2. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo e obteve classificação positiva na componente individual:

    mantém a nota que será considerada nestas épocas de avaliação.

    A3. Teste teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.

    A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).

    Hipótese 2:

    O estudante não realizou trabalhos/exercícios de aula ou realizando obteve classificação negativa e/ou não participou no trabalho de grupo ou participando obteve classificação negativa na componente de avaliação individual.

    Avaliação Final, Avaliação em Época de Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.