Skip to main content

ISLA Santarém 15868

E-Marketing e Comércio Eletrónico

Gestão de Processos e Operações Empresariais
  • ApresentaçãoPresentation
    #
  • ProgramaProgramme
    1.Comércio eletrónico – caracterização, evolução histórica e situação atual 2. O negócio eletrónico – impacto organizacional, a economia em rede 3. Modelos de negócio eletrónico no contexto da Web 2.0 4. A reengenharia e-business dos processos de negócio – a automatização do back-office 5. O plano de negócios do e-business 6. O negócio móvel – caracterização, aplicações principais, a mobilidade 7. E-marketing – o novo paradigma 8. Estratégias de e-marketing – ferramentas e aplicações 9. O e-mail marketing – características principais, estratégias e implementação¿ 10. O social media marketing – importância atual e ferramentas principais
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico; O2. Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico e do e-marketing; O3. Apresentar os modelos de comércio eletrónico; O4. Discutir as consequências para as empresas que querem participar neste novo canal de relacionamento com os clientes e em particular no que se refere ao negócio móvel; O5. Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o comércio eletrónico; No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Demonstrar competências para o desenvolvimento de uma estratégia de e-marketing; C2. Elaborar um plano de negócio para a implementação do comércio eletrónico.
  • BibliografiaBibliography
    Chafdey, Dave (2011). E-Business and E-Commerce Management, Strategy, Implementation and Practice: Pearson Education Limited Laudon, Kenneth C. & Jane P. (2007) Managing the Digital Firm, Pearson Prentice & Hall Stenger, Thomas & Lajoinie S. (2011). E-Marketing & E-Commerce; Concepts, Outils, Pratiques, DUNOD Turban et. al (2010) Electronic Commerce. A Managerial Perspective, Pearson Prentice & Hall  
  • MetodologiaMethodology
    PBL – Project based Learning. (1) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalhos em aula Durante o semestre 20%

    Momento de Avaliação I (Trabalho de Grupo)

    06-11-2025

    30%

    Momento de Avaliação Final (Trabalho de Grupo)

    22-01-2026

    50%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...