ISLA Santarém 11133
Design de Interação
Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web (M) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationO Design de Interação é a área do Design tem como prinicipal objetivo melhorar a relação entre o utilizador e o objeto/produto, através do estudo, planeamento e aplicação da interação, nos sistemas fisicos e digitais. As aplicações do Design de Interação são variadas, e atuam tanto ao nivel fisico, como cognitivo e emocional da experiência do utilizador com o produto. O conhecimento dos princípios da interação e da sua aplicação ao desenvolvimento dos diferentes suportes permite aos alunos a criação de sistemas funcionais, apelativos e compreensíveis para o utilizador.
-
ProgramaProgramme1. Breve história da interação homem-computador. 1.1 Modelos da performance humana 1.2 Teorias cognitiva, da atividade e da ação situada 2. Modelação de utilizadores e tarefas 3. Engenharia de contextos de interação pelo design de meios 4. A prototipagem e o seu papel no design de interação 5. Usabilidade e experiência de uso 5.1 Modelos e técnicas de avaliação 5.2 Técnicas de observação e análise 6. A estética da interação no design de interface 7. Visualização e sonorização da informação 7.1 Elementos de design visual e sonoro 7.2 A adaptação do design aos dispositivos e contextos de uso 7.3 Interface em cenário de dispositivos móveis 8. Arquiteturas e técnicas de interface: da interface linguística às GUI, TUI e NUI
-
ObjectivosObjectives- Dar a conhecer os fatores humanos na interação e interface; -Apresentar os conceitos fundamentais para compreender a interação entre humanos e sistemas computacionais; -Desenvolver a capacidade para conceber propostas de design de interação e interface para contextos de uso específicos, tendo em vista a otimização da experiência de interação; -Desenvolver a capacidade de avaliação da usabilidade com domínio de técnicas variadas e sua adequação ao contexto; - Desenvolver a capacidade de construção de interfaces inovadoras e coerentes com o propósito. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: -Aplicar técnicas de prototipagem para investigação e ensaio de propostas de design; -Avaliar a usabilidade através de técnicas variadas e adequadas ao contexto do projeto; -Construir interfaces inovadoras e coerentes com o propósito; -Combinar as técnicas de uma forma sistemática numa abordagem empírica ao design de interação.
-
BibliografiaBibliographyCooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Krug, S. (2014). Don´t Make Me Think, Revisited A Common Sense Approach to Web Usability (Third Edit). New Riders. Nudelman, Greg (2025). Ux For Ai: A Framework For Designing Ai-Driven Products. Wiley & Sons, Incorporated Sharp, H. (2023). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Shaffer, D. (2011). Designing for interaction (Second). Berkley, California: New Riders. Interaction Design Foundation (2025). The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.. https://www.interaction-design.org/literature/book/the-encyclopedia-of-human-computer-interaction-2nd-ed
-
MetodologiaMethodologyA metodologia aplicada, é uma metodologia expositiva, nos conteúdos teóricos e prática laboratorial nos conteúdos de aplicação prática
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Metodologia de avaliação contínua:
- Trabalho prático: 40%;
- Teste final prático; 60%;
Todos os estudantes que não tenham concluído com sucesso a avaliação podem realizar um exame final prático na época de avaliação definida pela instituição.


