Skip to main content

ISLA Santarém 12983

Desenho Técnico e Interpretação de Projetos

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular desenvolve competências de representação gráfica e leitura de plantas técnicas, permitindo interpretar projetos de arquitetura e especialidades, identificar zonas de risco e integrar a segurança desde a conceção, apoiando a atuação do engenheiro de Segurança no Trabalho em vários contextos.
  • ProgramaProgramme
    1. Desenho técnico como representação gráfica de lugares, espaços e objectos. Importância do Desenho Técnico. Tipos e funções de Desenhos Técnicos. 2. Normalização e convenções em desenho técnico: normalização do desenho técnico, escalas, escrita normalizada e legendas, tipos de linhas e grupos de traços. 3. Esboço manual, projecções ortogonais e perspectiva isométrica. 4. Construções geométricas e sua correlação com a geometria e a matemática. Estabelecimento de bissectrizes, perpendiculares, paralelas. Divisão de um segmento. Desenho de polígonos. Circunferências e elipses. Cónicas. 5. Desenho assistido por computador. 6. Leitura e interpretação de projectos e espaços construídos. Projecto de estruturas metálicas e de betão armado. Projecto arquitectónico e de instalações de redes. Projecto de reabilitação. Projecto de infraestruturas rodoviárias.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Domínio da Normalização em Desenho Técnico; O2. Esboço Manual; O3. Execução de Projecções Ortogonais e Perspectivas; O4. Compreensão de Projectos de Arquitectura; O5. Compreensão de Projectos de Especialidades; O6. Reconhecimento dos princípios fundamentais de linguagem do Desenho Técnico e da sua importância para a comunicação em projecto e execução. No âmbito das competências, referimos: C1. Capacidade para analisar projectos desde a perspectiva da Engenharia de Segurança. C2. Capacidade para comunicar por via gráfica com os demais intervenientes, ao nível de projecto e obra. C3. Capacidade de prever, por via da interpretação dos projectos, os principais riscos associados a cada empreendimento. 
  • BibliografiaBibliography
    SILVA, Arlindo; DIAS, João; SOUSA, Luís -Desenho Técnico Moderno, 5ª Ed., Lidel, Lisboa, 2002  CUNHA, Luís Veiga -Desenho Técnico, 6ª edição, Gulbenkian, Lisboa, 1984  RAMOS, Juan de Cusa – Como interpretar um projecto, 1ª Edição, Plátano Edições Técnicas, Lisboa, 1992
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1.Aulas híbridas e interativas, com softwares de desenho assistido por computador (CAD) e plataformas de modelação 3D que permitem visualizar projetos de forma realista.  2. Estudos de caso e projetos práticos incentivam a identificação de riscos em plantas técnicas e instalações.  3. A realidade aumentada e simulações digitais facilitam a análise de cenários complexos, promovendo decisões de prevenção. 4. Debates, revisão entre pares e portfólios digitais estimulam a reflexão crítica, comunicação e trabalho em equipa.  Autónomo: 5. Pesquisa/trabalho suplementar orientado pelo docente visando consolidar as temáticas em estudo e fornecendo inputs para o trabalho prático desenvolvido pelos estudantes.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação contínua (a realizar no decorrer do semestre) que consiste:
    - Exercícios em aula (portfólio) (70%)
    - Teste individual (30%).
    Avaliação final através de exame (100%)