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ISLA Santarém 26509

Competências de Comunicação e de Gestão

Engenharia Informática (L) (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Competências de Comunicação e de Gestão tem como objetivo fornecer aos alunos ferramentas essenciais para o seu percurso académico e profissional, promovendo o desenvolvimento de competências transversais que combinam comunicação eficaz, fundamentos de gestão, inovação e empreendedorismo. A UC privilegia uma abordagem prática e aplicada, incentivando os alunos a dominar técnicas de comunicação oral e escrita, compreender as bases da gestão organizacional e explorar soluções inovadoras para desafios reais do mercado. Ao longo do semestre, os alunos serão envolvidos em atividades que integram teoria e prática, reforçando a capacidade de trabalhar em equipa, liderar projetos e criar oportunidades de negócio sustentáveis.
  • ProgramaProgramme
    1. Técnicas de Comunicação e Apresentação: As noções de comunicação e de comunicação técnica. Técnicas de comunicação escrita. Ferramentas informáticas de construção de diapositivos. Ferramentas automáticas: numeração; citações e bibliografia. Ética no uso dos recursos informáticos para as diferentes formas de comunicação escrita. A inteligência artificial aplicada aos processos de comunicação. 2. Introdução à Gestão: A evolução da gestão. Organização e processo. As estruturas das organizações. Coordenação e controlo. As funções empresariais. 3. Inovação: Gestão da inovação. Conceitos de inovação. Inovação e saídas profissionais. A inovação e a propriedade intelectual. 4. Empreendedorismo: Introdução ao empreendedorismo. Liderança e gestão de equipas. O processo de criação de negócios/empresas. Planeamento e avaliação de negócios.
  • ObjectivosObjectives
    O1. Apresentar as técnicas mais relevantes sobre comunicação e apresentação. O2. Introduzir as teorias sobre gestão e organização de empresas. O3. Apresentar os conceitos de inovação e empreendedorismo. Competências: C1. Utilizar de forma eficiente as múltiplas componentes e técnicas que influenciam uma boa comunicação oral ou escrita. C2. Dominar os conceitos e as teorias fundamentais da gestão aplicáveis ao quotidiano das organizações. C3. Desenvolver e criar novas soluções e oportunidades de mercado utilizando as ferramentas adequadas., aplicando as técncias associadas à inovação e ao empreendedorismo.
  • BibliografiaBibliography
    Barringer, B. R. e Ireland, R. D. (2018), Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures; Pearson International Edition. D.M. Fraleigh, D.M. & J.S. Tuman, J.S. (2020) Speak Up! An illustrated Guide to Public Speaking,Bedford/St. Martin's Reis, F. (2018). Manual de Gestão das Organizações. Teoria e Prática, Edições Silabo. Robbins, S., Coulter, M. (2020). Management, 15th Ed., Pearson.
  • MetodologiaMethodology
    Sincrona a Distância: 1. Método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio combinado como o método interrogativo para aconsolidação da aprendizagem, na vertente teórica de cada capítulo. Presencial: 2. Método demonstrativo para a exemplificação prática dos conteúdos e ainda de métodos ativos, recorrendo a estratégias de a Metodologias Pedagógicas Ativas como Estudo de Caso/problema. Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar proposto pelo docente. Estudantes submetem os trabalhos suplementares na plataforma Moodle. O docente dá feedback (Orientação Tutorial – OT) sobre os resultados obtidos pelo estudante na resolução dos estudos de caso e na resolução do trabalho suplementar proposto, presencialmente em contexto de sala de aula ou a distância em modo assíncrono através da plataforma Moodle.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    casos práticos: 60%

    aula invertida: 20%

    full paper: 20%

    Nota: São obrigatórios os 3 elementos de avaliação