Skip to main content

ISLA Santarém 4219

Avaliação e Controlo de Riscos

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular aprofunda a avaliação de riscos em SST, abordando objetivos, metodologias e planeamento, e capacitando para escolher e aplicar técnicas a riscos de segurança, higiene, ergonomia e fatores psicossociais, bem como para registar, comunicar resultados e orientar tecnicamente a gestão e controlo de riscos.
  • ProgramaProgramme
    1. Avaliação de riscos profissionais  1.1Conceitos, objetivos e metas da prevenção de riscos profissionais.  1.2 Metodologias de identificação de perigos, avaliação e controlo dos riscos.  1.3 Técnicas de análise indutivas e dedutivas.  2. Controlo de riscos profissionais  2.1 Princípios gerais de prevenção e estratégias de controlo de riscos  2.2 Medidas de prevenção e proteção  2.3 Critérios para a programação da implementação de medidas. 3. Gestão do risco  3.1 Técnicas de acompanhamento e controlo da execução das medidas de prevenção  3.2 Metodologias e técnicas para avaliação do grau de cumprimento de procedimentos.  3.3 Técnicas de avaliação da eficácia das medidas
  • ObjectivosObjectives
    O1. Conceptualizar a avaliação de riscos, os seus objetivos, metas, e metodologias;  O2. Identificar, selecionar e aplicar metodologias e técnicas de avaliação de riscos;  O3. Conceber um plano de avaliação de riscos, identificando prioridades e mecanismos de legitimação do mesmo;  O4. Proceder a registos e elaborar comunicações sobre a avaliação dos riscos.  No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: O5. Definir a avaliação de riscos e relacioná-la com os princípios gerais da prevenção em segurança e saúde do trabalho;  O6. Utilizar os métodos e técnicas adequadas à avaliação dos riscos associados às condições de segurança e higiene no trabalho, aos fatores ergonómicos e psicossociais e à organização do trabalho;  O7. Orientar tecnicamente a atividades dos profissionais na área da segurança e higiene no trabalho, relativamente à avaliação e controlo de riscos.
  • BibliografiaBibliography
    Henley, E. J., & Kumamoto, H. (2000). Probabilistic risk assessment and management for engineers and scientists (3rd ed.). New York, NY: IEEE Press. Pinto, A. (2009). Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Lisboa, Portugal: Sílabo. Rausand, M. (2021). Risk assessment: Theory, methods, and applications (2nd ed.). Hoboken, NJ: Wiley. Rubio Romero, J. C. (2004). Métodos de evaluación de riesgos laborales. Madrid, España: Ediciones Díaz de Santos.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em Casos de estudo. Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação curricular (contínua):
    A avaliação curricular é composta pela realização de um trabalho de grupo e um teste, em que são aplicados os principais conteúdos programáticos.
    Fórmula de cálculo:
    - Teste – 50%
    - Trabalho – 50%
    Todos os estudantes que neste regime de avaliação tenham obtido média inferior a 9,50 valores são avaliados em avaliação final.
    Avaliação final:
    Nas épocas normal, de recurso e especial a avaliação será orientada pelos mesmos objetivos e baseia-se num exame (100%) integrando a componente teórica e a componente prática da unidade curricular.