ISLA Santarém 15507
Auditorias a Sistemas de Gestão
-
ApresentaçãoPresentationA inclusão da Unidade Curricular de Auditorias a Sistemas de Gestão no ciclo de estudos é crucial face à atual complexidade das organizações e à necessidade da transição para a sustentabilidade. A auditoria a sistemas de gestão é fundamental para a melhoria contínua, identificação de riscos e oportunidades, garantia da conformidade com normas e regulamentos, e para a tomada de decisões estratégicas. A Unidade Curricular de Auditorias a Sistemas de Gestão tem subjacente um conjunto de dimensões articuladas entre si, nomeadamente, a perceção interpessoal e o processo comunicacional, as técnicas para o aumento da eficácia comunicacional e comunicação escrita. Recorre a modelos internacionais que proporcionam orientações sobre auditorias a sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, gestão de um programa de auditoria e condução de auditorias a sistemas de gestão, bem como orientações sobre a avaliação da competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria.
-
ProgramaProgramme1. 1. Perceção interpessoal e comunicação: suas implicações ao nível das atitudes e comportamentos nas Auditorias. 2. O processo comunicacional - Fatores influenciadores: mudança e natureza dos indivíduos - Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar 3. Técnicas a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional – Assertividade 4. Técnicas comunicacionais em Auditorias - A entrevista na auditoria - As reuniões em Auditoria: Preparação e condução de reuniões 5. Técnicas de comunicação escrita - O Relatório Final da Auditoria 6. A Norma ISO 19011 - Princípios das auditorias - Critérios de auditorias - Gestão de um programa de auditorias 7. Realizar uma auditoria - Iniciar a auditoria - Preparar as atividades de auditoria - Conduzir as atividades de auditoria - Preparar e distribuir o relatório de auditoria - Encerrar a auditoria 8. Competências e avaliação de auditores Casos práticos
-
ObjectivosObjectives- Conhecer as técnicas de comunicação em auditorias. - Aplicar técnicas comunicacionais, através de simulação de auditorias, demonstrando um claro domínio comportamental na relação auditor/auditado. - Dominar os princípios das auditorias. - Aplicar os princípios de auditorias, através de simulação de auditorias, demonstrando um claro domínio do referencial ISO 19011 nos diversos requisitos.
-
BibliografiaBibliographyBS OHSAS 18001. (2007). Occupational Health and Safety Management (OHS). London, UK: BSI Cerqueira, J. P., & Martins, M. C. (2005). Auditorias de Sistemas de Gestão. Rio de Janeiro, Brasil: Qualitymark NP EN ISO 14001. (2015). Sistemas de gestão ambiental: requisitos e linhas de orientação para a sua utilização (ISO 14001: 2015). Caparica, Portugal: Instituto Português da Qualidade NP EN ISO 19011. (2019). Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão (ISO 19011: 2018). Caparica, Portugal: Instituto Português da Qualidade NP EN ISO 9001. (2015). Sistemas de gestão da qualidade: requisitos (ISO 9001: 2015). Caparica, Portugal: Instituto Português da Qualidade NP EN ISO 45001 (2019). Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho:Requisitos e orientação para a sua utilização (ISO 45001:2018). IPQ Seiffert, M. E. B. (2013). Auditoria de sistemas de gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO (9001, 14001, 22000) e OHSAS 18001. Brasília, Brasil: Atlas
-
MetodologiaMethodologyIncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Avaliação curricular:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
12-01-2026
80%
Exercício
04-01-2026
20%
Avaliação
Existem quatro possibilidades de avaliação: (i) Avaliação curricular (Época normal); (ii) Avaliação final (Época normal); (iii) Época de recurso, e; (iv) Época especial.
A avaliação curricular é constituída por duas componentes: (i) realização de um teste escrito com a ponderação de 80%; (ii) realização de exercício com a ponderação de 20%.
A avaliação final, a avaliação na Época de recurso e a avaliação na Época especial são concretizadas através da realização de um teste escrito com a ponderação de 100%.
A escala de avaliação é de 0 a 20 valores.
Terá aprovação o/a estudante que obtenha uma classificação mínima de 10 valores.
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


