Skip to main content

ISLA Santarém 12966

Anatomofisiologia Dinâmica

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Anatomofisiologia dinâmica abrange uma análise detalhada dos sistemas orgânicos e vitais do corpo humano, permitindo que os alunos compreendam como cada um dos sistemas interage e se influência mutuamente. Esta unidade curricular é particularmente relevante dentro da licenciatura de Engenharia da Segurança do Trabalho, uma vez que fornece as ferramentas teóricas e práticas necessárias para que os discentes possam compreender o impacto das atividades laborais sobre o corpo humano.
  • ProgramaProgramme
    1. Conceitos Introdutórios - Definição dos conceitos de anatomia e de fisiologia. - Organização estrutural e funcional do corpo humano:  2. Anatomofisiologia dos sistemas de suporte e movimento - Sistema tegumentar - Sistema osteo-articular - Sistema muscular  3. Anatomofisiologia dos sistemas de controlo e integração - Os órgãos dos sentidos - O sistema nervoso - Organização e funções do sistema endócrino  4. Sistemas de manutenção da vida - Sistema linfático e imunitário, estrutura e funções - Sistema cardiovascular - Sistema respiratório - Sistema digestivo - Sistema urinário
  • ObjectivosObjectives
    O1. Enquadrar o Homem como uma unidade dinâmica e como uma entidade bio-psicossocial.  O2. Fornecer um conjunto de conhecimentos a nível da Fisiologia Humana relacionados com o desenvolvimento do Homem como um sistema global e interdependente em todos os seus departamentos orgânicos e vitais.  O3. Identificar alterações fisiológicas operadas ao nível orgânico, psíquico e físico, nas várias fases do desenvolvimento humano.  O4. Identificar a necessidade de compreensão dos diferentes fenómenos fisiológicos como responsáveis pelo desenvolvimento da prestação física e motora.  O5. Caracterizar a importância da Anatomia e da Fisiologia como base para o conhecimento dos agravos ao bem-estar do trabalhador e das relações que estabelece com o trabalho.  O6. Capacitar os discentes de competências que lhes permitam interpretar, analisar e intervir nos fenómenos anatomofisiológicos inerentes ao comportamento humano em contexto laboral.
  • BibliografiaBibliography
    Espanha, M., de Pezarat Correia, P., & Pascoal, A. G. (2016). Anatomofisiologia – Estudos Práticos II: Aparelhos e Sistemas de Manutenção do Meio Interno. Lisboa: FMH Edições. Peate, I., & Gormley-Fleming, E. (Eds.). (2021). Essentials of Anatomy and Physiology for Nursing Practice (2nd ed.). London: SAGE Publications. Regan, J. L., Russo, A. F., & VanPutte, C. L. (2019). Seeley’s Anatomy & Physiology (11th ed.). New York: McGraw Hill Education. Saladin, K. S. (2023). Anatomy & Physiology: The Unity of Form and Function (10th ed.). New York: McGraw Hill Education.  
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. As metodologias de ensino baseiam-se na exposição de conteúdos teóricos complementados com os métodos interrogativo e ativo orientados para a discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de sala de aula. 2. Aprendizagem baseada em Casos de estudo e exercícios de aplicação prática de problemas habitualmente enfrentados pelo profissional qualificado da área de estudo. Autónomo: 3. Pesquisa orientada proposta pelo docente visando consolidar as temáticas em estudo e fornecendo inputs para o trabalho prático desenvolvido pelos estudantes
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação contínua será realizada através de testes de avaliação (2) (70%) e trabalho prático (estudo de caso) (30%); 
    Os estudantes que não obtiverem aprovação, ou não se tenham submetido, à avaliação contínua, são sujeitos à avaliação final concretizada através de exame (100%).