ISLA Santarém 22675
Administração de Sistemas
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular fornecendo uma perspetiva ampla e integradora da administração de sistemas, possibilitando a compreensão da forma como os componentes de uma infraestrutura informática devem estar organizados em diferentes ambientes organizacionais. Proporciona ainda a compreensão sobre as arquiteturas e compromissos envolvidos no desenho e gestão de uma solução de infraestrutura informática num ambiente organizacional.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à administração de sistemas: Objetivos da administração de sistemas. Fontes de informação para os administradores de sistemas. Filtragem de informação relevante. 2. Instalação de sistemas operativos: Linux e Windows. 3. Gestão de contas de utilizadores: Princípios éticos. Politicas de Identificação/Autorização. 4. Virtualização de "Storage”: O sistema de virtualização de blocos do Linux. Virtualização de Storage na rede. Serviços de discos virtuais. 5. Manutenção de serviços de rede: Princípios. DHCP, DNS, SMTP, IMAP, POP, HTTP, HTTPS. 6. Gestão de politicas de backup. 7. Monitorização e gestão de sistemas: Princípios. Software disponível. Exemplos.
-
ObjectivosObjectivesObjetivos: O1. Introduzir as problemáticas de Administração de Sistemas. O2. Dar a conhecer a forma como os componentes de uma infraestrutura informática são organizados em diferentes ambientes organizacionais. Competências: C1. Relacionar conceitos teóricos com a instalação e manutenção prática de alguns serviços computacionais considerados essenciais numa rede de computadores. C2. Instalar e configurar infraestruturas informáticas, incluindo servidores, armazenamento de dados, rede, dispositivos de segurança e clientes.
-
BibliografiaBibliographyCalcatinge, A., & Balog, J. (2021). Mastering Linux Administration: A comprehensive guide to installing, configuring, and maintaining Linux systems in the modern data center. Packt. Davis, J. (2022).Modern System Administration. O'Reilly Media, Inc. Kurose, James F. & Ross, Keith (2021). Computer Networking: A Top-Down Approach. PEARSON EDUCATION Radcliffe, P. (2024).Windows Server 2025 Administration Fundamentals : A Complete Guide to Hybrid Infrastructure Management and Certification.Kindle Edition
-
MetodologiaMethodologyPresencial: 1. Método expositivo: apresentação de cada um dos tópicos dos conteúdos. Complementado com método interrogativo através de exercícios para consolidar os conhecimentos adquiridos (proposta de exercícios para resolver e submeter no Moodle). 2. Prática laboratorial: baseada na metodologia Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP) visando encontrar solução para problemas identificados pelos estudantes ou propostos pelo docente. 3. Autónomo: Pesquisa orientada proposta pelo docente. Será igualmente usada a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso e seminários e discussões.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Avaliação curricular (continua)
A1. Trabalho prático (grupo).
A2. Teste final teórico-prático (individual).
A classificação final é calculada através da fórmula Classificação Final = A1*0,6+A2*0,4.
O estudante é aprovado se obtiver classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação Final e/ou de Recurso/Especial.
Hipótese 1:
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante participou no trabalho de grupo o qual obteve classificação positiva e obteve classificação positiva na componente individual: mantém a classificação que será considerada em qualquer das épocas (Avaliação Final,
Recurso/Especial)
- A2. Teste final teórico/prático (individual). O estudante realiza este Teste em qualquer das épocas em que se submeta a avaliação.
A classificação final é calculada através da formula prevista na avaliação Curricular (contínua).
Hipótese 2:
- A1. Trabalho prático (grupo). O estudante não participou no trabalho de grupo, ou participando obteve classificação negativa no trabalho ou na componente de avaliação individual.
Nestas circunstâncias estas componentes da avaliação não poderão ser utilizadas na Avaliação Final, Avaliação em Época de
Recurso/Especial (A): O estudante realiza o exame teórico-prático (A=100%) e é aprovado se obtiver uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em 20.


