Acesso para Diplomados de Vias Profissionalizantes
Documentos a entregar
- CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES de conclusão do Ensino Secundário (com classificação obtida na PAP/PAF)
- DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO
Cartão de cidadão ou bilhete de identidade
Candidatos abrangidos
São abrangidos pelo concurso especial previsto na alínea e) do artigo 1.º os titulares das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário, conferentes de nível 4 da qualificação do Quadro Nacional de Qualificações:
a) Cursos Profissionais;
b) Cursos de Aprendizagem;
c) Cursos de educação e formação para jovens;
d) Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal I.P.;
e) Cursos artísticos especializados;
f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.
Notas importantes:
- A candidatura e da respetiva prova local, a realizar no ISLA Santarém, não está condicionada à conclusão prévia do curso de nível 4.
- Os estudantes que se encontram a frequentar o curso de nível 4 podem fazer a sua candidatura e realizar a prova local antes de finalizarem o respetivo curso.
- O documento comprovativo de conclusão de curso apenas será necessário para a finalização do processo de matricula.
Ciclos de estudos de licenciatura a que se podem candidatar
O ISLA Santarém admite a concurso os candidatos titulares de cursos de dupla certificação que se insiram nas áreas de educação e formação (CNAEF) com correspondência às áreas dos 1º ciclos (licenciatura) a que se candidatam previstas no elenco fixado pela CNAES.
Podem candidatar-se à frequência de um curso de licenciatura no ISLA Santarém os titulares de cursos de nível 4 conforme indicado na LISTA DE CURSOS DO ISLA.Prova a realizar no ISLA-Santarém
Os candidatos realizam uma que inclui duas componentes: LÍNGUA PORTUGUESA e outra componente à escolha do candidato de entre as opções apresentadas a seguir. Antes da realização da prova será realizada uma sessão de esclarecimento de dúvidas para a qual serão convocados todos os candidatos inscritos.
Licenciatura |
Prova a realizar |
---|---|
Engenharia da Segurança do Trabalho |
Módulo I - Língua Portuguesa e Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho ou Matemática ou Gestão |
Engenharia Informática Gestão Comercial Gestão de Dados e Tecnologias em Saúde Gestão de Processos e Operações Empresariais Gestão de Recursos Humanos Gestão Turística Informática de Gestão |
Módulo I - Língua Portuguesa e Módulo II - Economia ou Matemática ou Gestão |
Calendário das Provas Internas
Fase |
Data |
Hora |
Prova |
1ª | 10/04/2025 |
16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão | ||
2ª | 05/06/2025 |
16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão | ||
3ª | 03/07/2025 |
16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão | ||
4ª | 24/07/2025 | 16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão | ||
5ª | 11/09/2025 | 16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão | ||
6ª |
24/09/2025 | 16h:00 | Módulo I - Língua Portuguesa |
17h:00 | Módulo II - Noções da Segurança do Trabalho / Economia / Matemática / Gestão |
Nota: A data das provas pode ser alterada por interesse do/a candidato/a.
Avaliação da candidatura
1- Nos termos da legislação em vigor, a admissão a um ciclo de estudos de licenciatura do ISLA Santarém implica a avaliação da capacidade para a frequência do mesmo considerando-se cumulativamente:
a) Com uma ponderação de 50% a classificação final do curso obtido pelo estudante;
b) Com uma ponderação de 20% as classificações obtidas:
i) Na prova de aptidão profissional, no caso dos titulares dos cursos profissionais;
ii) Na prova de aptidão final, no caso dos diplomados dos cursos de aprendizagem;
iii) Na prova de avaliação final, no caso dos titulares dos cursos de educação e formação para jovens;
iv) Nas provas de avaliação final dos módulos constantes dos planos curriculares dos cursos organizados, de acordo com a Portaria n.º 57/2009, de 21 de janeiro, na sua redação atual, no caso dos titulares daqueles cursos;
v) Nas provas de avaliação final de competências em turismo dos cursos organizados de acordo com a portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, da educação e da formação profissional, no caso dos titulares de cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal I.P.;
vi) Na prova de avaliação final, no caso dos titulares dos cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores.
c) Com uma ponderação de 30% a classificação da prova de avaliação de conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que os estudantes se candidatam no ISLA Santarém.
2- O acesso e ingresso ao abrigo do concurso especial depende da obtenção pelo candidato de classificações iguais ou superiores a 95 pontos, na escala de 0 a 200 pontos, em cada um dos elementos de avaliação referidos no número anterior.