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Gestão de Bibliotecas Escolares

Direção
DOMINGOS SANTOS MARTINHO
Secretariado
Carla Sofia Nunes Alves Teixeira Leite
Telefone

Grau: 
(Pós-Graduação)
  • Plano 2016-17
  • Horas de contacto: 255.00
  • Língua: PT
  • Modo: A distância

Corpo Docente veja aqui

Horas de contacto: 255h
Créditos ECTS: 35
Data de inicio: 15 de setembro de 2025

Emolumentos e Propinas 2025/26
Candidatura: 65€
Matricula: 195€
Propina mensal: 170,00€ x 9 mensalidades 
Certificado final: 170€
Seguro Escolar: 47€

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees Tuition and Fees (2024/2025)

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar (ISLA Santarém)
45€
Inscrição/Matrícula (ISLA Santarém)
195€

Propinas

Propina Mensal
165.9€
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar (ISLA Santarém)
47€
Inscrição/Matrícula (ISLA Santarém)
195€
  • ApresentaçãoPresentation

    A Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao Ensino-Aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social.
    A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e a crescente importância conferida à informação e ao seu valor como recurso essencial para a construção do conhecimento, confere às bibliotecas escolares novas funções, exigindo profissionais habilitados.
    Nesse contexto, pretende-se, com esta pós-graduação, dotar os professores bibliotecários e suas equipas das ferramentas e conhecimentos necessários à organização, tratamento técnico, gestão e planeamento de serviços da Biblioteca Escolar, de modo a responder às exigências da escola atual.
    Só assim, as Bibliotecas Escolares poderão constituir-se como parceiros indispensáveis na formação das crianças e jovens, contribuindo efetivamente para o sucesso escolar e educativo.

Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

Ter acesso a uma formação em regime de e-learning que proporciona uma frequência sem deslocações à escola e que promove a autonomia e flexibilidade dos participantes.
Curso com um horário ajustado às necessidades dos participantes, com aulas em regime de e-learning em horário pós-laboral, o que facilita a frequência do curso.
Usufruir de um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico, científico e técnico na área do curso.
Curso de pós graduação que dá direito à atribuição de 35 pontos, para efeito de candidatura ao cargo de professor/a bibliotecário/a, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de Junho.
Ter acesso a uma formação atualizada e alinhada com as práticas e as técnicas utilizadas nas áreas científicas do curso e dá resposta às necessidades de formação ao longo da vida numa área com grande potencial de reconversão e atualização profissional.
Frequentar uma formação com módulos acreditados pelo CCPFC - Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação, que releva para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário.
  • ObjectivosObjectives

    O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa dotar as/os participantes de conhecimentos e competências especiais em informação e biblioteconomia que lhes permitam organizar, gerir e dinamizar bibliotecas escolares no contexto dos desafios do século XXI.

  • DestinatáriosRecipients

    • Professores/as bibliotecários/as.
    • Membros de equipas de Bibliotecas escolares.
    • Professores/as com interesses na área das Bibliotecas Escolares.
    • Licenciados/as de qualquer área disciplinar.
  • CompetênciasCompetences

    A finalidade da Pós graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares é contribuir para a formação e qualificação, científica e técnica de todos aqueles que necessitam de adquirir e/ou aprofundar os conhecimentos e competências para melhor responderem às necessidades e exigências pessoais e das instituições onde desenvolvem a sua atividade, do mercado de trabalho, nas áreas científicas do curso.

  • Estudos FuturosFuture Studies

    Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    • Docentes (Educadores de infância; Professores do ensino básico; Professores do ensino secundário).
    • Licenciados em Ciências da educação e áreas afins; Profissionais com experiência e curriculum relevante.
    • Licenciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.
  • Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure

    A Instituição dispõe de condições adequadas ao ensino e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
    O curso de PG em Gestão de Bibliotecas Escolares, lecionado em regime de e-learning, dispõe de plataforma Teams para suporte às aulas síncronas, plataforma Moodle para suporte aos processos de ensino/aprendizagem em modo assíncrono, Secretaria Virtual (NETPA), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.

Protocolos Estágio Internship Protocols

  • Plano de EstudosStudy Plan

    1º Ano / Tronco comum

    ProgramaECTS
    A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias4 ECTS
    Ambiente Online0 ECTS
    Catalogação5 ECTS
    Educação e Sociedade da Informação4 ECTS
    Gestão da Biblioteca Escolar4 ECTS
    Gestão da Informação4 ECTS
    Gestão de Coleções3 ECTS
    Indexação5 ECTS
    Leitura e Literacias I3 ECTS
    Leitura e Literacias II3 ECTS
  • Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities

    Reconhecimento para efeitos de concurso ao cargo de Professor bibliotecário.

    O curso de pós graduação dá direito à atribuição de 35 pontos, para efeito de candidatura ao cargo de professor/a bibliotecário/a, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de Junho.

  • Acreditações adicionais a que o curso dá acessoAdditional accreditations to which the course gives access

    Estão acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua os seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:

    • A Biblioteca Escolar e Novas Tecnologias - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127372/24 (30 horas) 
    • Educação e Sociedade da Informação - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127390/24 (30 horas)

    Na Área de Formação G - Tecnologia da Informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar.

    • Literacias I - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127376/24 (20 horas)
    • Gestão da Informação - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127374/24 (30 horas)
    • Gestão de Coleções - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127373/24 (15 horas)
    Na Área de Formação A - Área da Docência.

    Estas formações relevam para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do RJFCP.