Gestão de Bibliotecas Escolares
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- Plano 2016-17
- Horas de contacto: 255.00
- Língua: PT
- Modo: A distância
Corpo Docente veja aqui
Horas de contacto: 255h
Créditos ECTS: 35
Data de inicio: 15 de setembro de 2025
Emolumentos e Propinas 2025/26
Candidatura: 65€
Matricula: 195€
Propina mensal: 170,00€ x 9 mensalidades
Certificado final: 170€
Seguro Escolar: 47€
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Matrícula e Inscrição
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ApresentaçãoPresentation
A Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao Ensino-Aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social.
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e a crescente importância conferida à informação e ao seu valor como recurso essencial para a construção do conhecimento, confere às bibliotecas escolares novas funções, exigindo profissionais habilitados.
Nesse contexto, pretende-se, com esta pós-graduação, dotar os professores bibliotecários e suas equipas das ferramentas e conhecimentos necessários à organização, tratamento técnico, gestão e planeamento de serviços da Biblioteca Escolar, de modo a responder às exigências da escola atual.
Só assim, as Bibliotecas Escolares poderão constituir-se como parceiros indispensáveis na formação das crianças e jovens, contribuindo efetivamente para o sucesso escolar e educativo.
Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

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ObjectivosObjectives
O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa dotar as/os participantes de conhecimentos e competências especiais em informação e biblioteconomia que lhes permitam organizar, gerir e dinamizar bibliotecas escolares no contexto dos desafios do século XXI.
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DestinatáriosRecipients
- Professores/as bibliotecários/as.
- Membros de equipas de Bibliotecas escolares.
- Professores/as com interesses na área das Bibliotecas Escolares.
- Licenciados/as de qualquer área disciplinar.
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CompetênciasCompetences
A finalidade da Pós graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares é contribuir para a formação e qualificação, científica e técnica de todos aqueles que necessitam de adquirir e/ou aprofundar os conhecimentos e competências para melhor responderem às necessidades e exigências pessoais e das instituições onde desenvolvem a sua atividade, do mercado de trabalho, nas áreas científicas do curso.
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Estudos FuturosFuture Studies
Esta formação pode ser creditada para efeitos de estudos superiores com grau nos termos definidos na alínea d) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.
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Condições de IngressoAccess Conditions
- Docentes (Educadores de infância; Professores do ensino básico; Professores do ensino secundário).
- Licenciados em Ciências da educação e áreas afins; Profissionais com experiência e curriculum relevante.
- Licenciados ou com habilitação equiparada em qualquer área ou domínio.
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Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
A Instituição dispõe de condições adequadas ao ensino e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de PG em Gestão de Bibliotecas Escolares, lecionado em regime de e-learning, dispõe de plataforma Teams para suporte às aulas síncronas, plataforma Moodle para suporte aos processos de ensino/aprendizagem em modo assíncrono, Secretaria Virtual (NETPA), Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), acesso a bibliotecas científicas e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
Protocolos Estágio Internship Protocols
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias 4 ECTS Ambiente Online 0 ECTS Catalogação 5 ECTS Educação e Sociedade da Informação 4 ECTS Gestão da Biblioteca Escolar 4 ECTS Gestão da Informação 4 ECTS Gestão de Coleções 3 ECTS Indexação 5 ECTS Leitura e Literacias I 3 ECTS Leitura e Literacias II 3 ECTS
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Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities
Reconhecimento para efeitos de concurso ao cargo de Professor bibliotecário.
O curso de pós graduação dá direito à atribuição de 35 pontos, para efeito de candidatura ao cargo de professor/a bibliotecário/a, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de Junho.
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Acreditações adicionais a que o curso dá acessoAdditional accreditations to which the course gives access
Estão acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua os seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
- A Biblioteca Escolar e Novas Tecnologias - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127372/24 (30 horas)
- Educação e Sociedade da Informação - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127390/24 (30 horas)
Na Área de Formação G - Tecnologia da Informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar.
- Literacias I - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127376/24 (20 horas)
- Gestão da Informação - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127374/24 (30 horas)
- Gestão de Coleções - Registo de acreditação CCPFC/ACC-127373/24 (15 horas)
Estas formações relevam para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e Professores do ensino básico e secundário, nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do RJFCP.