Licenciatura em Engenharia Informática
Telefone
-
Registo n.º R/A-Cr 183/2024 de 26 de dezembro
-
Horas de contacto: 1830.00
-
Créditos ECTS: 180
-
Requisitos de Graduação: 180
-
Área Científica: Engenharias e Tecnologias
-
Nº de Semestres: 6
-
Língua: PT
-
Modo: Misto
25% das aulas em regime a distância.
-
ApresentaçãoPresentation
A licenciatura em Engenharia Informática pretende dar resposta à rápida evolução do meio, incluindo e conferindo os instrumentos necessários para que os diplomados tenham, ao nível do mercado, habilitações e capacidades adequadas ao desempenho das diferentes funções a que o curso dá acesso.
Nesse sentido, os estudantes obtêm as competências adequadas à conceção, desenvolvimento e manutenção de sistemas informáticos gerando soluções de software adequadas às várias plataformas de forma integrada e com os requisitos de segurança exigidos.
Complementarmente os futuros profissionais são capacitados para lidar com os desafios decorrentes da inteligência artificial e as suas implicações na conceção e implementação de soluções tecnológicas.
Razões para Frequentar este Curso Reasons to apply to course

- Aceder a um estatuto profissional com elevado potencial de mercado, através de um perfil reconhecido com fortes competências tecnológicas e humanas, garantindo um elevado grau de empregabilidade e a possibilidade de prosseguir os estudos de 2º ciclo com excelentes perspetivas de sucesso.
- Usufruir de um ensino de excelência assente num corpo docente de qualidade, integrando especialistas e doutorados com elevado potencial pedagógico e atividade comprovada em investigação.
- Ter acesso a Estágio/Projeto em contexto empresarial no último semestre do curso, potenciando a empregabilidade assim como um nível de qualificação e de preparação para o mercado de trabalho.
- Ter acesso a experiências profissionais reais através da prestação de serviços às empresas inserido na ISLA Júnior Empresa (ISLA Consulting).
- Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.
- Frequentar um curso único na região com empregabilidade a rondar os 100%.
-
ObjectivosObjectives
A licenciatura em Engenharia Informática, pretende formar profissionais capazes de exercer a sua atividade com um elevado nível de competência técnica e científica, desenvolvendo competências na análise de requisitos, desenho e desenvolvimento de soluções informáticas, desenho de arquiteturas de computação, comunicações, sistemas inteligentes, redes de computadores, planeamento e gestão de projetos e gestão de equipas.
-
DestinatáriosRecipients
Todos aqueles que ambicionam desenvolver uma carreira profissional de sucesso na área da Informática num contexto altamente competitivo e em que existe uma elevada procura por profissionais qualificados nesta área.
-
CompetênciasCompetences
- Analisar os requisitos de sistemas.
- Conceber, analisar e implementar aplicações.
- Administrar e conceber bases de dados.
- Desenvolver aplicações para diferentes plataformas.
- Implementar arquiteturas de integração de sistemas.
- Aplicar políticas e soluções de segurança informática.
- Aplicar técnicas de inteligência artificial na resolução de problemas do mundo real.
- Aplicar de conhecimentos, compreensão e resolução de problemas.
- Recolher, selecionar, interpretar informação relevante.
- Analisar resultados experimentais e testar hipóteses.
- Utilizar ambientes de desenvolvimento complexos.
- Trabalhar em equipa.
- Gerir recursos e tempo.
-
Estudos FuturosFuture Studies
Os licenciados em Engenharia Informática podem ingressar em cursos de 2.º ciclo (mestrado) nas áreas científicas da informática.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Concurso institucional: possuir o 12º ano de escolaridade ou equivalente e aprovação nas provas de ingresso definidas.
- Obtenham aprovação nas provas destinadas aos Maiores de 23 anos.
- Titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário. Estes candidatos concorrem através de concurso e prova de avaliação local.
- Candidatos que já frequentaram o Ensino superior e pretendam efetuar a mudança de par instituição/curso.
- Candidatos que já frequentaram o curso e pretendam o reingresso.
- Titulares de CET ou TESP.
- Titulares de Cursos Médio ou Superior.
- Estudante internacional que satisfaçam as respetivas condições de ingresso.
Concurso institucional: provas de ingresso e nota mínima.
A seguinte prova:
16 Matemática
Ou um dos seguintes pares:
16 Matemática 18 Português
ou
16 Matemática 04 Economia
ou
16 Matemática 09 Geografia
ou
16 Matemática 10 Geometria Descritiva
ou
16 Matemática 06 Filosofia
ou
16 Matemática 13 InglêsNota mínima de ingresso: 95 pontos
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- Administração de sistemas de informação em empresas/organizações públicas ou privadas.
- Responsável por Departamento Informática em empresas/organizações públicas e privadas.
- Gestão e tratamento de dados em todo o tipo de instituições ou entidades públicas ou privadas.
- Desenvolvimento de atividades especializadas em tecnologias digitais, como a inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicações em qualquer tipo de organizações públicas ou privadas.
- Analista/Programador/a de sistemas e/ou Bases de Dados.
- Administração de redes e infraestruturas de TI.
- Auditor ou responsável pela segurança de sistemas de informação.
- Docência ou Apoio à investigação científica na área das ciências informáticas.
-
Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de Engenharia Informática dispõe de Salas de Aula, Laboratórios de Informática, Laboratório e simulador de redes Cisco, Microsoft Campus agreement (inclui Windows Server, SQL Server, etc.), Plataforma Amazon Web Services (AWS), Laboratório de Cibersecurity Fortinet, Laboratório de Hardware Fujitsu com servidores reais e para virtualização, ARIS (BPM), Pacotes de programação C++, JAVA, C#, Python, etc. e todas as condições necessárias e adequadas às respetivas unidades curriculares.
Os estudantes dispõem ainda de Biblioteca, Sala de Estudo, Bar e Cantina.
Adicionalmente a instituição dispõe de rede WiFi gratuita cobrindo todas as instalações; Videoprojetor fixo em todas as salas e laboratórios, Portátil (requisição), PHC software para simulação empresarial, Microsoft Campus Agreement (inclui Office 365 gratuito para estudantes), Secretaria digital (NETPA) e plataformas Teams e Moodle para apoio ao processo ensino/aprendizagem.
Protocolos Estágio Internship Protocols
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Percurso Geral
1st Semester
Program ECTS Álgebra Linear 6 ECTS Física Aplicada 6 ECTS Fundamentos de Programação 7 ECTS Matemática I 6 ECTS Sistemas Digitais 5 ECTS 2nd Semester
Program ECTS Algoritmos e Estruturas de Dados 6 ECTS Arquitetura de Computadores 6 ECTS Base de Dados 7 ECTS Competências de Comunicação e de Gestão 5 ECTS Matemática II 6 ECTS 2º Ano / Percurso Geral
1st Semester
Program ECTS Análise e Modelação de Sistemas de Informação 4 ECTS Estatística 5 ECTS Interfaces e Usabilidade 4 ECTS Programação Orientada a Objetos 6 ECTS Redes e Comunicação de Dados I 6 ECTS Sistemas Operativos 5 ECTS 2nd Semester
Program ECTS Arquitetura de Sistemas de Informação 4 ECTS Engenharia de Software 4 ECTS Gestão de Projetos 5 ECTS Internet das Coisas 5 ECTS Programação Web 6 ECTS Redes e Comunicação de Dados II 6 ECTS 3º Ano / Percurso Geral
1st Semester
Program ECTS Administração de Sistemas 4 ECTS Computação em Nuvem 5 ECTS Computação Gráfica 5 ECTS Introdução à Inteligência Artificial 5 ECTS Sistemas de Apoio à Decisão 5 ECTS Tecnologias Web Avançadas 6 ECTS 2nd Semester
Program ECTS Auditoria e Segurança Informática 4 ECTS Estágio (Projeto Aplicado/Estágio) 18 ECTS Projeto Aplicado (Projeto Aplicado/Estágio) 18 ECTS Sistemas Distribuídos 4 ECTS Tópicos Avançados de Inteligência Artificial 4 ECTS
-
Certificações/reconhecimentos de entidades externasCertifications/recognitions from external entities
Durante o curso, sem qualquer custo adicional, os/as estudantes têm acesso às tecnologias e certificações disponíveis através da ISLA IT Academy.
-
Acreditações adicionais a que o curso dá acessoAdditional accreditations to which the course gives access
Curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) habilitando à inscrição no colégio de Engenharia de Informática.






