Skip to main content

ISLA Santarém 4605

Segurança e Higiene do Trabalho

Organização e Gestão Industrial (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que os possibilitem identificar técnicas preventivas e a sua importância para a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, bem como uma moderna e eficaz gestão de recursos humanos.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução à Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho - Conceitos gerais; A prevenção de riscos profissionais; Aplicações práticas 2. Biomecânica Ocupacional - Posturas adotadas durante o trabalho; Trabalhos estáticos e dinâmicos - Aplicação de forças e transmissão de movimentos - Tarefas repetitivas  - Elevação e transporte manual de cargas 3. Efeitos no Organismo Humano   - As lesões músculo-esqueléticas 4. Abordagem ao Posto de Trabalho  - Principais preocupações ¿ - Adaptação das condições de trabalho ao Homem. 5. Trabalho com Ecrãs de Visualização  - Causas de desconforto  - Medidas de prevenção e proteção  - Boas práticas a adotar  - Legislação aplicável 6. Fatores Ambientais de Incomodidade  - Ambiente Térmico  - Ruído ¿ - Iluminação  - Qualidade do Ar 7. Fatores Organizacionais Associados ao Trabalho - Adaptação ao trabalho  - Stress Ocupacional  - Fadiga ¿ - Monotonia  - Trabalho Nocturno 8.Legislação e obrigações ao nível da saúde, higiene e segurança do trabalho.
  • ObjectivosObjectives
    - Conhecer o contexto histórico, político e social do trabalho no seio do qual emergiu a função segurança higiene e saúde do trabalho. - Identificar os momentos marcantes da história da segurança e saúde do trabalho no quadro da União Europeia e em Portugal; - Identificar as técnicas preventivas. - Reconhecer a importância da medicina do trabalho. - Sensibilizar os formandos para a importância de prevenir e controlar os riscos profissionais que possam existir nos postos de trabalho, bem como para os fatores ambientais e organizacionais que condicionam o desenvolvimento do seu trabalho. - Caracterizar o regime jurídico atual de enquadramento da segurança e saúde do trabalho e da organização dos serviços de prevenção e proteção nas organizações.
  • BibliografiaBibliography
    Freitas, L. C. (2016). Segurança e Saúde do Trabalho (3a Ed.). Lisboa, Portugal: Sílabo. Rivero, J. M. S., & Palomino, A. E. (2017). Herramientas para la Mejora Continua de los Sistemas de Gestión de la Seguridad y Salud en el Trabajo. FC Editorial. Robledo, F. H. (2017). Seguridad y salud en el trabajo: Conceptos Básicos (3a). Ecoe Ediciones.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo orientados para a discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de sala de aula, completados com a exposição de conteúdos teóricos. O docente disponibiliza estudos de caso e exercícios de aplicação prática que exige a resolução de problemas habitualmente enfrentados pelo profissional qualificado da área de estudo, assim como de outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    A avaliação curricular e/ou a avaliação final consiste na elaboração, apresentação e defesa de um trabalho de estudo de caso com a resolução de um conjunto de problemas (40%) e uma frequência (60%). Todos os momentos de avaliação são de carácter teórico e prático.


    As datas e momentos de avaliação são disponibilizadas na Plataforma Moodle.

     

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...