Skip to main content

ISLA Santarém 1919

Projeto

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular permite desenvolver um projeto aplicado em contexto organizacional, planeando e executando atividades alinhadas com o perfil profissional e mobilizando, de forma integrada, os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso para atingir objetivos concretos de intervenção.
  • ProgramaProgramme
    1. Metodologias de desenvolvimento do projeto aplicado 1.1 Etapas da investigação aplicada 1.2 A construção de um projeto de trabalho 1.3 Problemas e campos de ação 1.4 A construção do projeto aplicado a um contexto organizacional 1.5 A fundamentação teórica  1.6 O plano de tarefas 2. Operacionalização do projeto aplicado 3. A redação do relatório de projeto aplicado 4. Apresentação e discussão do relatório de projeto aplicado 5.  Integração transversal da IA no desenvolvimento do projeto aplicado (tratamento de dados, elaboração de relatórios, apoio à modelação de soluções de segurança).  
  • ObjectivosObjectives
    O1. Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver as capacidades e as habilidades de desenvolver um trabalho de natureza aplicada a um contexto organizacional que assegure aos estudantes uma componente da aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos, aplicando-os no contexto de atividades concretas do respetivo perfil profissional. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: C1. Planear o projeto utilizando as técnicas de trabalho de projeto; C2. Desenvolver um projeto aplicando as técnicas e os métodos adequados ao respetivo contexto; C3. Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo do curso para atingir os objetivos previstos no planeamento do projeto aplicado.
  • BibliografiaBibliography
    Brandão, M. L. (2009). Manual para publicação científica: Elaborando manuscritos, teses e dissertações. Rio de Janeiro, Brasil: Elsevier. Coutinho, C. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina. Artigos, livros, revistas e jornais científicos que estejam relacionados com a área/tema do trabalho de projeto.
  • MetodologiaMethodology
    1.A metodologia de acompanhamento do trabalho de projeto será da responsabilidade do orientador, mas, regra geral, consistirá em reuniões com uma periodicidade adequada ao trabalho/estudante em questão. 2.Adicionalmente, o orientador poderá exigir ao estudante um conjunto de relatórios intermédios como mais uma forma de controlar o cumprimento de todas as etapas e tarefas previstas. 3.No final, o estudante deverá redigir um relatório envolvendo o trabalho realizado. É incentivada a realização do trabalho de projeto em contexto aplicado, conforme preconizado no modelo pedagógico do ISLA Santarém no qual estão previstos os “estágios em contexto de trabalho de projeto” destinados a proporcionar a formalização do contacto com os problemas/desafios do mundo real para os quais os estudantes se propõem apresentar uma solução no contexto da realização de trabalhos de projeto durante a frequência das unidades curriculares e, especialmente, na unidade curricular de projeto aplicado no 3.º ano.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    11
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Os estudantes podem entregar o relatório final de projeto em qualquer das épocas previstas:
    a. Época de avaliação final
    b. Época de recurso
    c. Época especial
    A avaliação é efetuada conforme previsto no regulamento geral de avaliação dos cursos de 1.º ciclo. Assim, o relatório final do projeto será apresentado perante um júri de que fará parte o/a Diretor/a de Curso, o/a docente orientador/a e um/a docente da área científica, nomeado para o efeito, que exercerá a função de arguente. Nos casos de impedimento do/a Diretor/a de Curso ou quando este/a seja o/a orientador/a do projeto, será nomeado outro/a docente do ciclo de estudos para integrar o júri.
    O júri da defesa do trabalho final de ciclo de estudos delibera sobre a classificação final a atribuir, na escala numérica de 0 a 20 valores, sendo necessária uma nota mínima de 9.5 valores para aprovação à unidade curricular.