Skip to main content

ISLA Santarém 12982

Processos de Fabrico e Tecnologia dos Materiais

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC “Processos de Fabrico e Tecnologia dos Materiais” proporciona conhecimentos fundamentais sobre técnicas de fabrico e propriedades de metais, polímeros, cerâmicos e compósitos, relacionando escolha de materiais, desempenho e segurança. Insere-se na Engenharia da Segurança no Trabalho, capacitando para compreender processos produtivos e seus riscos. Abrange indústrias como por exemplo, metalurgia, química, construção e automóvel. Permite identificar materiais e processos (fundição, soldadura, maquinagem, moldagem), avaliar riscos ocupacionais (calor, poeiras, fumos, agentes químicos) e propor medidas preventivas. A pertinência no ciclo de estudos reside em permitir ao futuro engenheiro de segurança identificar perigos, avaliar riscos e definir estratégias de prevenção com base no conhecimento técnico dos processos e tecnologias de materiais, contribuindo para ambientes industriais mais seguros, eficientes e sustentáveis.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução aos processos de fabrico e às componentes mais importantes da gestão em ambientes produtivos (gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão da segurança e saúde do trabalho, gestão da energia, gestão da manutenção); Controlo Estatístico do Processo (CEP). 2. Processos de transformação de materiais metálicos 2.1. Processamento mecânico de materiais metálicos (corte, quinagem, deformação, maquinagem); 1 Processos térmicos (soldadura autogénea e brasagem, corte térmico); 2 Processos de transformação de materiais poliméricos, cerâmicos e vidro. 3 Processos de produção de produtos químicos. 4 Processos de produção na indústria transformadora de madeiras. 5 Linhas e processos de montagem.
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: O1. Proporcionar aos estudantes uma formação básica na área dos Processos de Fabrico e Tecnologia dos Materiais, capacitando-os à integração de conhecimentos teóricos relacionados directa ou indirectamente com as matérias leccionadas. O2. Dar a conhecer o equipamento, as matérias e os processos utilizados no fabrico e os principais riscos associados aos mesmos. O3. Fomentar a capacidade dos estudantes de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos e as suas capacidades de comunicação e argumentação através da apresentação e discussão dos trabalhos referidos.
  • BibliografiaBibliography
    Carvalho, Albino (1996). Madeiras Portuguesas – Estrutura Anatómica: Propriedades – Utilizações, Volumes I e II, Instituto Florestal, Lisboa. Coulson, J.M. & Richardson, J.F. (2004). Tecnologia Química I – Fluxo de Fluídos, Transferência de Calor e Transferência de Massa, 4ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, ISBN: 972-31¬1068-7. Davim, J. Paulo (2008). Princípios da Maquinagem, 2ª Edição, Publindústria, Porto, ISBN: 978-972 8953-24-9 Materiais de Construção I, Volumes I, II e III, Instituto Superior Técnico, Lisboa. Pires, A. Ramos (2007). Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade, Sílabo, 3º Edição, Lisboa, ISBN: 972-618-333-2 Real, Luís Eduardo Pimentel (2007). Física e Química dos Materiais – Uma Introdução à Ciências dos Materiais, LNEC, Lisboa, ISBN: 978-972-49-2106-8. Ribeiro, Joaquim S. & Roldão, Victor Sequeira (2007). Gestão das Operações -Uma Abordagem Integrada, Monitor, Lisboa, ISBN: 978-972-9413-73-5
  • MetodologiaMethodology
    A UC “Processos de Fabrico e Tecnologia dos Materiais” recorre a metodologias inovadoras para potenciar a aprendizagem em Engenharia da Segurança no Trabalho. Destacam-se as alas com a análise de estudos de caso reais e aprendizagem baseada em projetos, que desafiam os estudantes a identificar perigos e propor medidas de prevenção em cenários autênticos. Ferramentas de realidade aumentada e modelação 3D permitem visualizar fluxos de produção e pontos críticos de risco. O recurso a debates, estimula a reflexão crítica e a autonomia. Estas abordagens ligam o conhecimento tecnológico às competências de avaliação e controlo de riscos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais ativo, aplicado e alinhado com os desafios da segurança no trabalho em ambientes industriais modernos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    16-12-2025

    50%

    Trabalhos

    Realizados ao longo do semestre de acordo com o desenvolvimento da matéria

    50%

    (...)

     

     

    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

     

    Na UC “Processos de Fabrico e Tecnologia dos Materiais”, a avaliação engloba a compreensão teórica e a capacidade de aplicar aos processos de fabrico e tecnologia dos materiais a identificação de riscos e definição de medidas de prevenção, valorizando o rigor técnico, a fundamentação das soluções, a clareza na apresentação escrita e o cumprimento de prazos. 

    INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

     

    Sempre que oportuno recorrer-se-à ao uso do programa EXCEL, inteligencia artificial e outros programas informáticos que enriqueçam o conhecimento e facilitem o rigor e a rapidez.

    NOTA: Os templates para testes e trabalhos são os que estão em vigor no ISLA-Santarém, disponíveis na Intranet.