ISLA Santarém 11664
Princípios de Marketing
Gestão dos Negócios Internacionais (CTSP) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular «Princípios de Marketing» introduz os estudantes aos fundamentos teóricos e práticos do Marketing, evidenciando a sua relevância para a gestão e desenvolvimento dos mercados no contexto dos negócios internacionais. Abrange o estudo do meio envolvente, dos agentes de mercado e das fontes de informação necessárias à análise e tomada de decisão estratégica. Enquadra as actividades de segmentação, diferenciação, posicionamento, bem como as políticas do marketing¿mix (Produto, Preço, Distribuição e Comunicação), articulando-as com as especificidades do marketing de serviços, público e não lucrativo. Esta unidade curricular assume carácter estruturante no ciclo de estudos, proporcionando competências essenciais para compreender, planear e implementar estratégias de marketing ajustadas às exigências do comércio e gestão internacionais, preparando os estudantes para unidades curriculares subsequentes de maior especialização.
-
ProgramaProgramme1. Enquadramento do marketing - Conceitos fundamentais, evolução, tecnologias e organização da função. 2. A descrição do mercado global e meio envolvente de marketing - Meio envolvente do marketing. Mercado. O estudo da concorrência. Mercados consumidor e empresarial. 3. O sistema de informação de marketing - Estudo de mercado: noções, metodologia, instrumentos de recolha de informação e tipos. 4. A segmentação de mercados e o posicionamento da oferta - Processo geral de segmentação. Critérios de segmentação B2C e B2B. Diferenciação e posicionamento. 5. O marketing-mix - Produto. Preço. Distribuição. Mix de comunicação. 6. Marketing de serviços, público e não-lucrativo - Marketing de serviços. Marketing do setor público. Marketing das organizações sem fins lucrativos. 7. O planeamento estratégico de marketing - Política da empresa e análise da situação. Planeamento da estratégia de marketing.
-
ObjectivosObjectivesIdentificar e explicar o papel do marketing na gestão e no desenvolvimento do mercado. Identificar, auscultar e analisar as principais forças do meio envolvente e agentes presentes no mercado. Identificar fontes e instrumentos de informação essenciais à análise de mercado. Distinguir o mercado consumidor e o mercado empresarial. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta. Identificar e desenvolver variáveis do marketing-mix como as políticas de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Reconhecer as especificidades do marketing aplicado aos serviços e ao setor público e não lucrativo. Reconhecer e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases e componentes.
-
BibliografiaBibliographyFerreira, Bruno et. al (2021). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo. Kotler, P., & Keller, K. (2011). Marketing Management (14th Ed). NY: Prentice Hall Upper Saddle River Lindon, Dennis (2014). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Zeithaml, V. , & Bitner, M. (2014). Marketing de Serviços: a Empresa com Foco no Cliente. Porto Alegre: Bookman
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias inovadoras adoptadas nesta unidade curricular visam promover uma aprendizagem activa, centrada no estudante. Serão privilegiadas abordagens como o Problem Based Learning, que estimula a resolução de problemas reais, e a Sala de Aula Invertida, que convida os alunos a explorar os conteúdos antes das sessões presenciais, promovendo um uso mais eficaz do tempo em aula. Serão igualmente utilizados Estudos de Caso, que permitem aplicar conceitos a situações concretas, e estratégias de Gamificação, fomentando o envolvimento e a motivação. A abordagem Project Based Learning permitirá o desenvolvimento de competências práticas através da realização de um trabalho de grupo. As aulas decorrem presencialmente, com o apoio da plataforma Moodle.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência
40%
Projecto/Trabalho
60%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


