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ISLA Santarém 11664

Princípios de Marketing

Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Princípios de Marketing insere-se na área do Marketing Digital, abordando os fundamentos do marketing, desde a análise do mercado até à implementação de estratégias. O seu campo de ação inclui a segmentação de mercado, marketing-mix e planeamento estratégico. Essencial no ciclo de estudos, capacita os alunos para compreender e aplicar conceitos-chave do marketing, preparando-os para desafios reais no setor empresarial e comercial.
  • ProgramaProgramme
    1. Enquadramento do marketing - Conceitos fundamentais, evolução, tecnologias e organização da função 2. A descrição do mercado global e meio envolvente de marketing - Meio envolvente do marketing. Mercado. O estudo da concorrência - Mercados: consumidor e empresarial 3. O sistema de informação de marketing - Estudo de mercado: noções, metodologia, instrumentos de recolha de informação e tipos 4. A segmentação de mercados e o posicionamento da oferta - Processo geral de segmentação. Critérios de segmentação B2C e B2B - Diferenciação e posicionamento 5. O marketing-mix - Produto. Preço. Distribuição. Mix de comunicação 6. Marketing de serviços, público e não-lucrativo - Marketing de serviços. Marketing do setor público - Marketing das organizações sem fins lucrativos 7. O planeamento estratégico de marketing - Política da empresa e análise da situação - Planeamento da estratégia de marketing
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Identificar e explicar o papel do marketing na gestão e no desenvolvimento do mercado. - Identificar, auscultar e analisar as principais forças do meio envolvente e agentes presentes no mercado. - Identificar fontes e instrumentos de informação essenciais à análise de mercado. - Distinguir o mercado consumidor e o mercado empresarial. - Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta. - Identificar e desenvolver variáveis do marketing-mix como as políticas de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. - Reconhecer as especificidades do marketing aplicado aos serviços e ao setor público e não lucrativo. - Reconhecer e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases e componentes.
  • BibliografiaBibliography
    Ferreira, Bruno et. al (2012). Fundamentos de Marketing, Edições Sílabo. Kotler, P., & Keller, K. (2011). Marketing Management (14th Ed). NY: Prentice Hall Upper Saddle River Lindon, Dennis (2011). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing, Dom Quixote. Zeithaml, V. , & Bitner, M. (2003). Marketing de Serviços: a Empresa com Foco no Cliente (2ª Ed). Porto Alegre: Bookman
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino estará assente em métodos ativos, como estudo de caso, trabalho de projeto e sala de aula invertida.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não