ISLA Santarém 13108
Organização de Eventos e Animação Turística
Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
-
ApresentaçãoPresentation,
-
ProgramaProgramme1. Introdução 1.1. A atração turística: conceito, classificação e importância 1.2. A relação entre atração turística, evento e animação turística 2. A animação turística 2.1. Conceito, caraterísticas e objetivos da animação turística 2.2. Tipologias de animação turística 2.3. Gestão da animação turística 2.4. A equipa de animação 3. Os eventos 3.1. Conceito e caraterísticas dos eventos 3.2. Formas de classificação, categorias e tipos de eventos 3.3. Os eventos turísticos 4. A organização e gestão de eventos 4.1. O processo de gestão de projetos em eventos 4.2. Fases da organização de eventos: etapas e atividades 5. Animação Turística em Eventos 5.1. Definição e contexto da animação turística em eventos.« 5.2. Importância da animação turística para melhorar a experiência dos participantes.« 5.3. O programa de animação turística no planeamnto e eventos
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Compreender o conceito de atração turística, analisando a sua relação com os eventos e a animação turística; O2. Definir as caraterísticas, tipos e objetivos das animação turística, e explorar a gestão envolvida, incluindo o papel da equipa de animação; O3. Compreender o conceito e caraterísticas dos eventos, e analisar a importância dos eventos turísticos; O4. Explorar o processo de gestão de eventos e as fases envolvidas na sua organização de eventos; O5. Compreender o papel dos programas de animação turística na organização de eventos.
-
BibliografiaBibliographyAllen, J., O'Toole, W., McDonnell, I. e Harris, R. (2003). Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro, Brasil: Elsevier Editora Lda. Almeida, P & Araújo, S. (2017) Introdução à Gestão da Animação Turística. Lisboa: Lidel Caetano, J., Portugal, M. N. e Portugal, J. P. (2018). Gestão de eventos. Lisboa, Portugal: Escolar Editora. Matias, Marlene (2013). Organização de Eventos, Procedimentos e Técnicas (6ª Edição). São Paulo: Manole. Pedro, F., Caetano, J., Christiani, K., Rasquilha, L. (2009). Gestão de Eventos. Quimera Editores Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo - planeamento e organização - da teoria à prática. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda. Zanella, L. (2012). Manual de Organização de Eventos (5ª Edição). Atlas.
-
MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa. Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: organização de atividades de animação turística e do planeamento de eventos, no contexto da escola e de entidades parceiras; Análise critica de estudos de caso e debates em sala de aula relacionados com a animação turística e eventos. 3. Pratica simulada: Cenários e atividades que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com temática em questão, aplicando os conceitos fundamentais expostos e desenvolvendo habilidades práticas. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste 8/01/2026
09/01/2026
30% Trabalho prático 1 (organização evento - em aula/ Evento + relatório) (a definir - novembro) 25% (15% + 15%) Trabalho prático 2 (Atividade animação / atividade + relatório) 11 e 18 dezembro/2025 45% (30%+15%) Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


