Skip to main content

ISLA Santarém 12978

Organização da Emergência

Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular proporciona uma visão integrada da gestão da emergência e da autoproteção, caracterizando situações de emergência, o sistema de proteção civil, modelos de planeamento e critérios de SCIE, e capacitando para estruturar dossiers e medidas de autoproteção adequadas.
  • ProgramaProgramme
    1. Gestão da Emergência 1.1 Enquadramento, conceitos gerais 1.2 Sistema Nacional de Emergência 2. Planeamento da Emergência – Etapas do processo de planeamento  3. Enquadramento legislativo da gestão e organização da emergência 4. Requisitos do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios 4.1 Condições exteriores de segurança e acessibilidade 4.2 Condições gerais de evacuação 4.3 Condições gerais das instalações técnicas 4.4 Condições gerais dos equipamentos e sistemas de segurança 5. Condições gerais de autoproteção 5.1. Procedimentos ou planos de prevenção 5.2. Procedimentos ou planos de emergência 5.3 Registos de segurança 5.4 Formação em SCIE (segurança contra incêndio em edifícios 5.5 Simulacros para teste das medidas de autoproteção e treino dos ocupantes 6. Simulação de cenários de emergência com suporte de IA, apoio à tomada de decisão em planeamento de emergência e otimização de recursos de resposta.
  • ObjectivosObjectives
    O objectivo geral da unidade curricular é garantir uma visão integrada de gestão da emergência e de autoproteção. Objectivos específicos:  O1. Caracterizar diversas situações consideradas de emergência;  O2. Descrever Sistema Nacional de Emergência e Proteção Civil;  O3. Identificar tipos de respostas e recursos necessários às situações de emergência;  O4. Descrever modelos e etapas do processo de planeamento e gestão da emergência; O5. Identificar critérios técnicos do Regulamento Técnico de SCIE O6. Aplicar as condições de Autoproteção O7. Estruturar dossier de medidas de autoproteção;
  • BibliografiaBibliography
    Eusko Jaurlaritza. (2024). Actualización del Plan de Emergencia Exterior del Área Industrial de la Zona de Santurtzi, Zierbena y Puerto de Bilbao (Rev. 5). Vitoria Gasteiz, España: Dirección de Atención de Emergencias y Meteorología. International Organization for Standardization. (2019). ISO 22320:2018 – Security and resilience – Emergency management – Guidelines for incident management (ed. atual). Genebra, Suíça: ISO. Lopes, N. C. (2008). Gestão da emergência: Processos de evacuação. Lisboa, Portugal: Verlag Dashöfer. Valente, J. (2023). Gestão da emergência – conceitos, princípios e normas ISO. TMQ – Revista de Trabalho, Medicina e Qualidade de Vida, edição especial SST.
  • MetodologiaMethodology
    Presencial: 1. Aulas teóricas/práticas: exposição dos conceitos, discussão e aplicação dos conteúdos programáticos em vários contextos. 2. Aprendizagem baseada em Casos de Estudo. Autónoma: 3. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas e conteúdos abordados e desenvolvimento de trabalho complementar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Avaliação curricular é composta por um estudo de caso e um teste escrito, com ponderação de 50% em cada um. A classificação final corresponde à média aritmética dos dois momentos de avaliação e para aprovação à Unidade Curricular, a mesma terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.
    Os estudantes que não tenham aprovação na avaliação curricular tem possibilidade de realizar exame final (100%).