ISLA Santarém 24131
Negócios e Técnicas de Vendas em Contexto Internacional
Gestão dos Negócios Internacionais (CTSP) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA UC Negócios e Técnicas de Vendas em Contexto Internacional desenvolve competências em diagnóstico de mercados, planeamento e implementação de vendas em contexto global. Aborda estratégias de internacionalização, análise da concorrência e processos de venda adaptados a diferentes culturas, articulando teoria e prática para preparar os estudantes para desafios da globalização e carreiras em empresas internacionais.
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ProgramaProgramme1. A mudança nos mercados 1.1. Os efeitos da globalização e internacionalização dos mercados na atividade comercial 1.2. A estratégia da empresa e o alinhamento comercial 1.3. Do Plano de Marketing ao Plano de Vendas 2. Os instrumentos de vendas 3. A analise do mercado e da concorrência 4. A planificação comercial no contexto da internacionalização 5. A Organização do sistema de vendas 6. O processo de venda em contexto internacional 6.1. O pipeline comercial 6.2. A escolha dos mercados externos 6.3. As modalidades de acesso aos mercados 6.4. A definição dos preços para mercados externos e as modalidades de pagamento 6.5. As propostas comerciais: preço, condições de pagamento e entrega - os incoterms 6.6. A logistica da distribuição nacional e internacional 7. A avaliação de desempenho comercial
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ObjectivosObjectivesDiagnosticar os mercados nacionais e internacionais. Planear e organizar uma estrutura comercial para responder às necessidades de internacionalização das organizações. Definir uma abordagem adequada aos mercados internacionais. Elaborar, orçamentar, implementar, monitorizar e controlar um plano de vendas no contexto internacional. Desenvolver sistemas de vendas para vários tipos de produtos e mercados internacionais. Desenvolver métodos de avaliação do desempenho comercial.
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BibliografiaBibliographyRodrigues, J. (2020). Introdução à Gestão de Vendas. Associação de Professores do Concelho de Almada. Schwab, L. R.(2021). Gestão de vendas - Adaptar para vencer numa era relacional e digital. Actual Editora. Grünig, R. & Morschett, D. (2017). Developing International Strategies. Berlin: Springer-Verlag. Hill, C. (2013). International Business: Competing in the Global Market Place. Chicago: Irwin McGraw-Hill.
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MetodologiaMethodologyNo processo de ensino-aprendizagem serão adotadas metodologias inovadoras que visam promover uma aprendizagem ativa, colaborativa e orientada para a resolução de problemas reais. Entre as metodologias a utilizar, destacam-se: Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning); Gamificação; Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); Design Thinking; Estudos de Caso (Case Studies). Serão também aplicados casos práticos reais, permitindo aos alunos explorar cenários empresariais autênticos e desenvolver competências de resolução de problemas. Os estudantes serão igualmente incentivados a elaborar um trabalho final (full paper), que os desafiará a aprofundar um tema relevante, aplicando o conhecimento teórico na prática e desenvolvendo competências de investigação e análise crítica.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência 1
11-11-2025
40%
Frequência 2
13-01-2026
45%
Exercícios práticos (6 no total, contam os 4 melhores) 15% Exame Final
a definir
100%


