ISLA Santarém 21
Microbiologia
Engenharia da Segurança do Trabalho (ISLA-Santarém)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Microbiologia visa desenvolver competências nos estudantes de modo a que estes consigam identificar, avaliar e controlar a exposição a agentes biológicos que possam causar doenças no ambiente de trabalho. Ao compreenderem a natureza destes agentes e os seus mecanismos de transmissão, os profissionais podem implementar medidas eficazes de prevenção, como o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), técnicas de desinfeção e higienização e, o desenvolvimento de protocolos de segurança biológica. A pertinência desta área de atuação está também associada à elaboração de planos de contingência em situações de surtos epidémicos, onde é necessário definir estratégias para minimizar os riscos biológicos no local de trabalho. A integração da microbiologia no plano curricular da Engenharia da Segurança do Trabalho é fundamental para preparar profissionais capazes de gerir riscos biológicos e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores em diferentes contextos laborais.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à Microbiologia e à diversidade no mundo microbiano. 2. Microrganismos procarióticos e eucarióticos. 3. Vírus. 4. Nutrição, crescimento e metabolismo de microrganismos. 5. Caracterização de microrganismos. 6. Microbiologia do ar, do solo e da água. 7. Aplicação de microrganismos no controlo da poluição. 8. Contaminação microbiológica: medidas gerais de prevenção. 9. Controlo de doenças microbianas. 10. Exposição a agentes infecciosos em ambiente laboral.
-
ObjectivosObjectivesO1. Aprendizagem de características distintivas dos principais grupos de microrganismos; O2. Compreensão de noções básicas de nutrição, crescimento e metabolismo de microrganismos; O3. Entendimento da origem e a tipologia dos microrganismos presentes no solo, no ar e na água; O4. Percepção de riscos e modos de prevenção e controlo de contaminação microbiológica (em contextos gerais e laborais). Competências: C1 Reconhecer a diversidade microbiana; C2. Conhecer aspectos da interacção dos microrganismos com o ambiente e o Homem, de modo a compreender o seu papel nos domínios ambiental e da saúde/doença; C3. Adquirir conhecimentos mais específicos sobre actividades e riscos associados aos microrganismos, e modos de prevenção e controlo de contaminação microbiológica que lhes permitam interpretar futuramente regras de higiene e segurança; C4. Interpretar estudos que forneçam evidências científicas relativas a factores envolvidos na emergência de doenças microbianas no Homem.
-
BibliografiaBibliographyBurton, GRW, Engelkirk, PG (2005). Microbiologia para as ciências da saúde (7ª ed.). Guanabara Koogan. Lima, N, Ferreira, WFC, de Sousa, JCF (2010). Microbiologia. LIDEL. Murray, P. R., Rosenthal, K. S., Pfaller, M. A. (2017). Microbiologia médica (8ª ed.). Elsevier. Pelczar, MJ Jr, Chan, ECS, Krieg, NR (1996). Microbiologia ? conceitos e aplicações (2ª ed., 1º & 2º vol.). MAKRON Books. Staley, JT, Gunsalus, RP, Lory, S, Perry, JJ (2007). Microbial life (2ª ed.). Sinauer Associates. Vermelho, AB, Pereira, AF, Coelho, RRR, Souto-Podrón, T (2006). Práticas de Microbiologia. Guanabara Koogan. Willey, JM, Sherwood, LM, Woolverton, CJ (2013). Prescott?s Microbiology (9ª ed.). McGraw-Hill.
-
MetodologiaMethodologyAs metodologias de ensino são baseadas nos métodos interrogativo e ativo, focados na discussão e na resolução de exercícios teóricos e práticos em ambiente de sala de aula, complementados pela exposição de conteúdos teóricos, aula prática de laboratório e visita de estudo. O docente disponibiliza casos de estudo e exercícios de aplicação prática que requerem a resolução de problemas normalmente enfrentados por profissionais qualificados na área de estudo, bem como outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
27-11-2025
35%
Teste de avaliação
22-01-2026
35%
Trabalho de pesquisa
25%
Atividade colaborativa de aprendizagem (glossário do moodle) 10% Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


