ISLA Santarém 4944
Métodos Quantitativos
Gestão de Turismo (CTSP) (ISLA Santarém)
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ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Métodos Quantitativos Aplicados visa dotar os alunos com conhecimentos e ferramentas que auxiliem na área de estudo.
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ProgramaProgramme1. Matemática elementar aplicada 1.1 Revisões sobre operações aritméticas 1.2 Revisões sobre números inteiros relativos, decimais e frações 1.3 Revisões sobre razão, proporção e percentagem 1.4 Equações 2. Matemática aplicada à gestão, administração e finanças 2.1. Funções polinomiais 2.2. Função exponencial 2.3. Função logarítmica 2.4. Taxa instantânea de variação e taxa média de variação de uma função 2.5. Modelos financeiros 3. Estatística 3.1 Tabelas de frequências e representação gráfica de dados 3.2 Medidas de localização e de dispersão 3.3 Regressão linear simples e correlação 3.4 Probabilidades
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ObjectivosObjectivesO1. Aprofundar a capacidade para realizar atividades intelectuais que envolvam raciocínio matemático; O2. Entender a estrutura de um problema, desenvolver processos de resolução, analisar resultados e ensaiar estratégias alternativas, individualmente e em grupo, comunicando resultados matemáticos e estatísticos através do uso de uma linguagem, escrita e oral adequada à situação; O3. Aprender a utilizar a matemática e a estatística na compreensão de situações da realidade; O4. Desenvolver o sentido crítico relativamente a procedimentos e resultados matemáticos e estatísticos. O5. Compreender a importância da matemática e estatística na sociedade atual; O6. Conhecer e usar a matemática e a estatística como ferramentas auxiliares; O7. Aprofundar a capacidade de resolver problemas.
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BibliografiaBibliographyBarbosa, D. & Milone, G. (2004). Estatística Aplicada ao Turismo e Hotelaria. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. Francisco, S. (2003). Estatística Aplicada ao Turismo. ALEPH. Maroco, J. & Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Lisboa: Climepsi Editores Ramos, M. & Barroso, M. (2001). Métodos quantitativos para as ciências sociais. Edições Sílabo, Lisboa. Reynolds, J. J. & Harshbarger (2013). Mathematical Applications for the Management, Life and Social Sciences (10 th edition). Brooks/Cole CENGAGE Learninig. Reynolds, J. J. & Harshbarger, R. J. (2006). Matemática Aplicada Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas. McGraw Hill. Brasil. Strianese, A. & Strianese P. (2007). Math principles for food service occupations (5th edition). Thomson Learning Inc., Estados Unidos da América. Tan, S. T. (2010). Applied mathematics: for the managerial, life, and social sciences (5th edition). Brooks/Cole Cengage Learning, Belmont.
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MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa. Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Realização de fichas de trabalho para efetuar análise e interpretação de resultados obtidos; Análise critica de estudos de caso relacionados com a área temática do curso e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Cenários e situações que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a área temática do curso, aplicando os conceitos fundamentais de matemática expostos e desenvolvendo pensamento crítico. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão
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AvaliaçãoEvaluation
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste 1 5/11/2025 50% Teste 2 21/01/2026 50% (...)
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...


