Skip to main content

ISLA Santarém 4944

Métodos Quantitativos

Gestão de Recursos Humanos (ISLA-Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Métodos Quantitativos Aplicados visa dotar os alunos com conhecimentos e ferramentas que auxiliem na área de estudo.
  • ProgramaProgramme
    1. Matemática elementar aplicada 1.1 Revisões sobre operações aritméticas 1.2 Revisões sobre números inteiros relativos, decimais e frações 1.3 Revisões sobre razão, proporção e percentagem 1.4 Equações   2. Matemática aplicada à gestão, administração e finanças 2.1. Funções polinomiais 2.2. Função exponencial 2.3. Função logarítmica 2.4. Taxa instantânea de variação e taxa média de variação de uma função 2.5. Modelos financeiros   3. Estatística 3.1 Tabelas de frequências e representação gráfica de dados 3.2 Medidas de localização e de dispersão 3.3 Regressão linear simples e correlação 3.4 Probabilidades
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos da unidade curricular são: - Desenvolver a capacidade de raciocínio dos estudantes; - Proporcionar os fundamentos básicos dos métodos quantitativos, usualmente aplicados nas áreas de economia e gestão; - Dotar os estudantes de conhecimentos relativos à seleção de métodos e processos que melhor se ajustem à resolução de um problema concreto; - Utilizar corretamente a linguagem matemática no desenvolvimento de técnicas de cálculo que permitam criar ou aprofundar conhecimentos essenciais à continuação de estudos nos anos posteriores. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: - Dominar os conceitos fundamentais relacionados com a análise infinitesimal. - Identificar os diferentes tipos de equações, inequações e funções reais de variável real. - Prever e caracterizar as funções a utilizar na aplicação prática. - Aplicar as técnicas de cálculo em diferentes situações
  • BibliografiaBibliography
    Aires, L. M. (2010). Conceitos de Matemática – Fundamentos param as ciências da vida. Edições Sílabo. Murteira, B. (2010). Introdução à Estatística. Escolar Editora. Pinto, R. R. (2009). Introdução à Análise de Dados com Recurso ao SPSS. Edições Sílabo. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva (7.ª Edição revista e corrigida). Edições Sílabo. Tan, S. T. (2010). Applied Mathematics: for the managerial, life, and social sciences (5th Ed). Brooks/Cole  
  • MetodologiaMethodology
    A abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa.   Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Realização de fichas de trabalho para efetuar análise e interpretação de resultados obtidos; Análise critica de estudos de caso relacionados com a área temática do curso e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Cenários e situações que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a área temática do curso, aplicando os conceitos fundamentais de matemática expostos e desenvolvendo pensamento crítico. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste 1

    18-11-2024

    50%

    Teste 2

    20-01-2025

    50%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...