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ISLA Santarém 2228

Matemática

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (ISLA Santarém)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Matemática é uma peça-chave em muitos cursos, especialmente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia, Gestão e Engenharia – como acontece no CTeSP em TPSI . O grande objetivo desta UC é dar aos estudantes uma base sólida nos conceitos essenciais da matemática, como operações com diferentes bases numéricas, lógica, teoria de conjuntos, álgebra linear, grafos e estatística. Estes conhecimentos são fundamentais não só para acompanhar disciplinas mais avançadas, mas também para lidar com problemas reais que surgem em diferentes áreas. Ao longo da disciplina, combinam-se ferramentas teóricas e práticas que ajudam os estudantes a pensar de forma estruturada e lógica. Pretende-se que consigam interpretar problemas, encontrar soluções e aplicar os conceitos de forma prática. Além disso, esta UC procura estimular o pensamento crítico e analítico, mostrando a utilidade da matemática no dia a dia, ajudando os estudantes a estarem preparados para o futuro.
  • ProgramaProgramme
    1. Operações com bases 2. Teoria de conjuntos, lógica e álgebra de boole 3. Matrizes e operações com matrizes 4. Teoria dos Grafos 5. Noções elementares de estatística
  • ObjectivosObjectives
    Explicar os conceitos básicos da matemática. Realizar operações algébricas em diferentes bases. Efetuar conversões entre bases. Representar e realizar operações com conjuntos. Definir álgebra de boole e utilizar as suas propriedades. Utilizar tabelas de verdade para identificar o valor lógico de proposições. Realizar operações com matrizes. Utilizar grafos para modelar e interpretar problemas. Explicar como as ferramentas matemáticas introduzidas se aplicam à informática. Análise e interpretação de um problema estatístico. Analisar e identificar situações e métodos de cálculo a adotar perante problemas concretos.
  • BibliografiaBibliography
    Aires, Luís M. (2021). Conceitos de Matemática – Fundamentos para as Ciências da Vida. Edições Sílabo. Gonçalves, Ricardo (2022). Álgebra Linear - Teoria e Prática. Edições Sílabo. Marques, S. et. al (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora. Costa, José, F.; Gouveia Paula (2019). Matemática Discreta. Editora IST.
  • MetodologiaMethodology
    As aulas terão início com a exposição dos conceitos fundamentais de cada tema, sendo posteriormente demonstrada a sua aplicação prática através da resolução de exercícios, tanto em contexto de sala de aula como em regime autónomo. Esta metodologia visa estimular a participação ativa dos estudantes, bem como o desenvolvimento de competências de autonomia e de autorregulação da aprendizagem. Para a introdução dos conteúdos será privilegiado o método expositivo, que permitirá estruturar o raciocínio lógico e facilitar a organização do conhecimento. Complementarmente, será utilizado o método interrogativo, de forma a aferir o nível de compreensão e consolidação teórica dos conteúdos abordados em cada capítulo. No que respeita à vertente prática, recorrer-se-á ao método demonstrativo, com a apresentação de exemplos ilustrativos, bem como a métodos ativos e participativos, que promovem o envolvimento individual dos estudantes.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não
  • AvaliaçãoEvaluation

    Época Normal - Avaliação curricular (contínua) (*): O estudante constrói um portfólio com base nas atividades de avaliação ativa desenvolvidas ao longo do semestre e realiza dois testes de avaliação individual. O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores. A classificação final é calculada pela fórmula Classificação Final = 0.3*P+0.35*T1+0.35*T2, onde P, T1 e T2 denotam, respetivamente, as notas no portfólio e nos testes de avaliação individual.

    (*) A realizar no decorrer do semestre.

    Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.

    Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.

     

    Descrição

    Data 

    Ponderação

    Portfólio

    Consultar Moodle, consoante a turma.

    30%

    Teste 1

    Consultar Moodle, consoante a turma

    35%

    Teste 2

    Consultar Moodle, consoante a turma 35%

    Exames

    A agendar pelos serviços. 100%