ISLA Santarém 1
Matemática I
-
ApresentaçãoPresentationA UC de Matemática I é uma componente fundamental de diversas Licenciaturas, em particular nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia, Gestão e Engenharia, como é o caso da Lic. em Gestão de Processos e Operações Empresariais. O seu principal objetivo é proporcionar ao estudante uma base sólida em conceitos essenciais de álgebra linear, lógica matemática, teoria de conjuntos, relações binárias e grafos, preparando-o para disciplinas mais avançadas. A UC apresenta ferramentas teóricas e práticas, que são indispensáveis para a modelação e resolução de problemas em diferentes áreas do saber. Espera-se que o estudante desenvolva um raciocínio lógico-matemático estruturado, o que lhe permitirá interpretar, formular e resolver problemas, criando uma base de conhecimentos que poderá ser aplicada em disciplinas subsequentes. Fomenta-se o pensamento crítico e analítico do estudante com aplicações práticas de forma a contribuir positivamente para o futuro académico e profissional do mesmo.
-
ProgramaProgramme1. Elementos de álgebra linear 1.1 Noção de vetor e operações entre vetores 1.2 Matrizes e operações com e sobre matrizes 1.3 Determinantes 1.4 Breve referência a espaços vetoriais 1.5 Combinação linear, dependência e independência linear de vetores 2. Introdução aos elementos de lógica matemática 2.1 Termos e proposições 2.2 Expressões com significado 2.3 Operações lógicas 3. Elementos da teoria de conjuntos 3.1 Generalidades 3.2 Operações com conjuntos 3.3 Conjunto potência 4. Relações binárias 4.1 Generalidades sobre relações binárias 4.2 Operações com relações binárias 4.3 Propriedades das relações binárias 4.4 Relações de equivalência 5. Grafos e aplicações 5.1 Grafos e grafos simples 5.2 Grafos isomorfos 5.3 Caminhos de Euler 5.4 Grafos orientados
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular são: O1. Desenvolver a capacidade de raciocínio dos estudantes; O2. Desenvolver competências relacionadas com a álgebra linear; O3. Dar a conhecer a teoria de conjuntos; O4. Apresentar os princípios básicos da lógica, as operações lógicas e suas propriedades; O5. Apresentar os princípios das relações binárias; O6. Dotar os estudantes com conhecimentos relacionados com a teoria de grafos. No final da unidade curricular os estudantes deverão estar aptos a: C1. Dominar as técnicas associadas ao cálculo matricial; C2. Dominar os princípios básicos da lógica, as operações lógicas e suas propriedades; C3. Compreender os conceitos fundamentais da teoria de grafos e suas aplicações.
-
BibliografiaBibliographyCabral, I., Perdigão, C., Saiago, C. (2021). Álgebra Linear: Teoria, Exercícios Resolvidos e Exercícios Propostos com Soluções. 6.ª Edição, Escolar Editora. Cardoso, D. M., Szyma¿ski, J. e Rostami, J. (2009). Matemática Discreta. Escolar Editora. Ferreira, M., Amaral, I., (2020). Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes. Vol. 1, 8.ª Edição, Edições Sílabo. Howard, A., Rorres, C. (2012). Álgebra Linear com Aplicações. 10.ª Edição, Bookman. Lipschutz, S. & Lipson, M. (2013) Matemática Discreta. Bookman. Rosen, K. (2018). Discrete Mathematics and Its Applications. 8th Edition, McGraw Hill.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas abordarão os conceitos dos diferentes temas para, posteriormente, mostrar a sua aplicação prática, com uma série de exercícios dentro e fora da sala de aula induzindo a participação ativa e autónoma dos estudantes. Para o efeito prevê-se a utilização do método expositivo para introduzir os conceitos e estruturar o raciocínio e do método interrogativo para a avaliação da aprendizagem, na vertente teórica de cada capítulo. No que respeita à vertente prática, prevê-se a utilização do método demonstrativo para a exemplificação prática dos conteúdos e ainda de métodos ativos, participativos e autónomos para fazer a interligação com a experiência de cada um. Em síntese: (1) Metodologia Expositiva e Interrogativa - ensino participativo, recorrendo sempre que necessário a estratégias de Motivação e a (2) Metodologias Pedagógicas Ativas como Aula Invertida, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão
-
AvaliaçãoEvaluation
Época Normal - Avaliação curricular (contínua) (*): O estudante constrói um portfólio com base nas atividades de avaliação ativa desenvolvidas ao longo do semestre e realiza dois testes de avaliação individual. O estudante aprova se a classificação final for superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores. A classificação final é calculada pela fórmula Classificação Final = 0.3*P+0.35*T1+0.35*T2, onde P, T1 e T2 denotam, respetivamente, as notas no portfólio e nos testes de avaliação individual.
(*) A realizar no decorrer do semestre.
Época Normal - Avaliação final: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Épocas de Recurso e Especial: O estudante realiza o exame completo e aprova se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores em 20 valores.
Descrição
Data
Ponderação
Portfólio
Consultar Moodle, consoante a turma.
30%
Teste 1
Consultar Moodle, consoante a turma.
35%
Teste 2
Consultar Moodle, consoante a turma. 35% Exames
A agendar pelos serviços. 100%


